Estudante do ProEJA é aprovada em gastronomia no Instituto Federal do Piauí

Piaui

26.01.2023

Provando que para alcançar os seus objetivos com os estudos não importa o tempo, a estudante de 44 anos, Joelma Cardoso, sempre acreditou que conseguiria sua tão sonhada aprovação. Agora ela poderá comemorar a sua vitória por ter sido aprovada no curso de Gastronomia no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Aluna da Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto, localizada no Bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, Joelma concluiu sua educação básica integrada ao curso profissional de Recursos Humanos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ProEJA).

Joelma revela que sua rotina de estudos para alcançar sua conquista foi intensa mas que o conhecimento adquirido com o investimento de seu tempo na educação mudou sua vida e deu a ela a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

"O que me motivou a insistir na minha educação foi poder ter uma oportunidade no mercado de trabalho, que só o conhecimento adquirido pela educação poderia me proporcionar e mudar minha história. Foi estudando que consegui destaque e um bom trabalho em uma multinacional. Minha rotina de estudos foi muito puxada. As revisões do Pré-Enem Seduc me ajudaram bastante. Quando chegava do trabalho com sono, ficava acompanhando as revisões virtualmente, prestando atenção nas aulas e naquelas dicas dos mestres que valem ouro e o conhecimento adquirido durante esse tempo fez com que eu tivesse essa vitória", conta Joelma.

O ensino do ProEJA tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. Na escola Henrique Couto são ofertados o ensino básico de Jovens e Adultos integrado aos cursos profissionais de Administração, Recursos Humanos, Informática e Contabilidade.

“O Proeja proporciona ao estudante uma oportunidade de desenvolvimento interpessoal e um futuro profissional, estreitando os laços entre a escola e o mundo de trabalho", enfatiza a diretora da instituição de ensino, Keila Pierot.