Estudante quilombola está entre aprovados para Turmas ITA-IME da Seduc

Piaui

22.01.2024

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciaram o resultado final do processo seletivo das turmas ITA/IME nesta sexta-feira (19). As aulas terão início no dia 5 de fevereiro no CETI Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina. Confira o resultado aqui

As turmas ITA/IME Seduc vão preparar os 80 estudantes selecionados para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e de cursos de carreiras de Inovação Tecnológica (IMPA TECH, FGV e outros).

Os alunos terão acesso a material didático, alimentação, fardamento, esporte educacional, monitoria, acompanhamento pedagógico e financeiro, além de auxílio permanência para aqueles que são do interior.

“Foram mais de 400 estudantes que participaram da seletiva. Esses estudantes terão uma preparação especial para os vestibulares mais difíceis do Brasil e se tornarão, no futuro, grandes engenheiros nas áreas de aeronáutica, tecnologia e outras. As turmas ITA/IME Seduc contarão com os melhores professores do Brasil, especializados para esse tipo de preparação. Terão infraestrutura de grande qualidade, fardamento especial, alimentação escolar, esporte e a oferta de bolsas que serão entregues conforme o desempenho no processo seletivo e ao longo do curso, além de uma ajuda de custo para aqueles que não residem em Teresina. Parabéns aos aprovados”, disse o secretário Washington Bandeira. 

 

Dentre os aprovados está Isabelle Lopes, de 14 anos, que mora na localidade Lagoa de São Vitor, comunidade quilombola localizada na zona rural do município de São Raimundo Nonato (PI), a aproximadamente 560 quilômetros da capital Teresina. Filha de pais agricultores, a estudante conta sobre a expectativa de iniciar o Ensino Médio com foco nos vestibulares mais concorridos do país.

“Meu irmão está terminando a faculdade de Engenharia Civil. Assim como ele, pretendo ingressar num curso superior. Para isso, quero me dedicar aos estudos e conquistar uma vaga no ITA, pois sei que é uma instituição que me dará mais chances de realizar meus sonhos: me formar em um bom curso e trabalhar na área. O meu desejo maior é conseguir ter uma boa estabilidade financeira e ajudar meus pais a terem uma vida melhor, estável e harmônica”, contou a estudante.

 

 

Processo seletivo turmas ITA/IME Seduc - A seleção dos candidatos ocorreu em duas etapas: a primeira, com prova escrita, e a segunda com uma entrevista com os estudantes e seus familiares, sobre a trajetória de vida escolar do candidato. O edital teve como público-alvo os estudantes que finalizaram o 9° ano do Ensino Fundamental em 2023.