Estudante Seduc e medalhista na OBMEP integra a primeira turma de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA

Piaui

21.02.2024

O estudante Seduc, Alex Veras, de 19 anos, foi aprovado no IMPA Tech, curso de graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, unidade de ensino vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Rio de Janeiro. 

Alex é aluno Centro de Tempo integral Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, e se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, do ano passado, quando conquistou o 6º lugar na competição nacional. O resultado, garantiu ao piauiense, a vaga no IMPA. Alex ingressa na primeira turma de graduação da Instituição, pelo desempenho nas Olimpíadas  2023 e por cota de escola pública. Ele participou de três etapas da seleção. 

Ele conta que sempre teve afinidade com a matemática e o apoio dos professores Raimundinho, Ana Carla e Amaral, foi fundamental na sua aprovação. Ele revela que inicialmente o IMPA não era seu objetivo, mas sempre esteve convicto que matemática seria sua escolha.

“É complicado manter o estudo na escola, preparação para o Enem e para as Olimpíadas. A escola oferecia aulas aos sábados, de 8h até às 16:30h / 17:30h, para os três níveis da OBMEP. Aí a gente sempre resolvia questões, aprendia um pouco mais sobre matemática, sobre o que a OBMEP cobrava e como cobrava. A gente estudava bastante sobre isso, passava o dia estudando. Teve muito esforço dos professores. Tivemos uma boa mentoria e valeu a pena”, relembrou.

Alex falou sobre a felicidade em poder fazer uma graduação do IMPA e de conseguir levar a matemática para frente.

“Eu me sinto bem com a matemática, é algo que eu realmente gosto. Agora, com uma classificação para o IMPA, poder estudar lá, estou muito feliz por isso. A expectativa de mudar para o Rio de Janeiro é alta, vai ser uma ótima experiência. Ainda não tenho data certa viajar, mas as aulas iniciam no dia 2 de abril”.

Professor do CETI Augustinho Brandão desde 2010, Raimundo Alves de Brito, o professor Raimundinho, disse que Alex entra para a história do IMPA, porque ele está ingressando na primeira turma de graduação do instituto, que é muito respeitado em termos de pesquisa.

“A gente imagina que será o melhor curso que vai ter de matemática aplicada do país, se não for o melhor entre os melhores. O Alex é um excelente aluno, um aluno muito dedicado, muito inteligente, muito esperto, muito participativo e é um orgulho ver o que ele está conseguindo conquistar”, ressaltou.

O professor destacou que a preparação dos alunos durou quatro meses, com aulas todos os sábados e alguns dias de semana, no horário da noite.

“ Tinha aulas no sábado o dia inteiro e as aulas durante a semana aconteciam no contraturno, à noite, para que não prejudicasse o andamento das aulas normais da escola. Os alunos estudaram matemática em nível de Olimpíada, um nível um pouco mais elevado, mais estruturado do que esses que a gente vê no dia a dia na sala de aula convencional”, explicou.