Estudante compartilha experiências na viagem de intercâmbio aos Estados Unidos

Tocantins

25.01.2024

O estudante Rian Alecrim Fernandes, 17 anos, de Araguaína, está vivendo a sua mais significativa experiência de vida. Ele integra o grupo de 50 estudantes brasileiros que estão participando do intercâmbio de estudos nos Estados Unidos por meio do programa Jovens Embaixadores. Atualmente, Rian está na cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan, e está conhecendo a neve e tendo muitas oportunidades de aprendizagens.

Rian, juntamente com o estudante Rick Robert, de Sorocaba, SP, está hospedado na casa de uma senhora americana, até a próxima semana, com o objetivo de conhecer mais sobre a cultura e os costumes das famílias americanas. 

Na programação, Rian já passou por Washington e Chicago. Ontem, os jovens passaram o dia em atividades de liderança e visitaram uma escola de ensino médio. Rian também está encantado com a neve e tendo que se readaptar em algumas situações por causa do clima.

“Ontem foi o nosso primeiro workshop em Kalamazoo. Foi muito interessante, gostei da metodologia aplicada, porque traz reflexões profundas sobre questões de autoconhecimento ou sobre as relações sociais. Em geral, sobre como identificar de onde surgem realmente os problemas e tentar resolvê-los de maneira eficiente levando em consideração o máximo de aspectos possíveis”, contou Rian. 

O grupo de jovens embaixadores ficará nos Estados Unidos até o dia 3 de fevereiro. 

Rian concluiu o ensino médio no ano passado na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, que integra a Superintendência Regional de Educação de Araguaína. 

Programa 

O programa Jovens Embaixadores visa beneficiar alunos brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. 

Essa atividade é uma realização da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos da América e conta com a parceria com do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins