Estudante tocantinense discute meio ambiente e futuro digital no Parlamento Juvenil do Mercosul

Tocantins

20.08.2025

A estudante da rede estadual Samárlly Nunes Milhomem participou, em Foz do Iguaçu, no Paraná, como representante do Tocantins, da etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, com o tema “Mercosul digital: Juventudes e a Inteligência Artificial”. O encontro ocorreu entre os dias 11 e 14 de agosto de 2025.

Os estudantes foram recepcionados com uma apresentação cultural do Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, que celebrou a identidade latino-americana. A Ponte Internacional da Fraternidade foi iluminada com as cores do Mercosul - azul, verde e branco.

A etapa internacional reuniu, além dos 27 estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Brasil, 19 estudantes uruguaios e 5 estudantes argentinos que, ao longo de quatro dias, discutiram a importância da integração, representatividade da região e a cidadania digital.

A estudante da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, de Gurupi, comenta sobre sua participação no evento. “É uma sensação de gratidão incrível. Estou com muito empenho junto aos colegas parlamentares pela tomada de decisões na reivindicação de mudanças climáticas e falando sobre integração regional. É uma experiência incrível tudo isso”, pontuou Samárlly.

A iniciativa busca gerar propostas e ações que abordem as necessidades e anseios dos jovens em relação a temas como integração regional e as mudanças climáticas. É realizada pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Neste ano, as atividades do evento se desenvolvem sobre o tema.

Esta é a sétima edição do PJM, uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e tem como apoiadores o IFPR, Fundação IFPR, IFB, OEI, UNILA, UBES, Consed, Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu. 

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), um espaço de coordenação das políticas educacionais, que reúne os membros e associados do Mercosul, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados, um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil e a elaboração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa /Governo do Tocantins