Tocantins
20.08.2025A estudante da rede estadual Samárlly Nunes Milhomem participou, em Foz do Iguaçu, no Paraná, como representante do Tocantins, da etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, com o tema “Mercosul digital: Juventudes e a Inteligência Artificial”. O encontro ocorreu entre os dias 11 e 14 de agosto de 2025.
Os estudantes foram recepcionados com uma apresentação cultural do Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, que celebrou a identidade latino-americana. A Ponte Internacional da Fraternidade foi iluminada com as cores do Mercosul - azul, verde e branco.
A etapa internacional reuniu, além dos 27 estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Brasil, 19 estudantes uruguaios e 5 estudantes argentinos que, ao longo de quatro dias, discutiram a importância da integração, representatividade da região e a cidadania digital.
A estudante da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, de Gurupi, comenta sobre sua participação no evento. “É uma sensação de gratidão incrível. Estou com muito empenho junto aos colegas parlamentares pela tomada de decisões na reivindicação de mudanças climáticas e falando sobre integração regional. É uma experiência incrível tudo isso”, pontuou Samárlly.
A iniciativa busca gerar propostas e ações que abordem as necessidades e anseios dos jovens em relação a temas como integração regional e as mudanças climáticas. É realizada pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Neste ano, as atividades do evento se desenvolvem sobre o tema.
Esta é a sétima edição do PJM, uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e tem como apoiadores o IFPR, Fundação IFPR, IFB, OEI, UNILA, UBES, Consed, Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), um espaço de coordenação das políticas educacionais, que reúne os membros e associados do Mercosul, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados, um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil e a elaboração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa /Governo do Tocantins