Estudantes da Bahia apresentam 100 projetos em mostra científica da Educação Profissional e Tecnológica

Bahia

11.10.2023

A criatividade, inventividade e, principalmente, o despertar para o bem-estar social são algumas das características facilmente identificadas nos 100 projetos que estão sendo apresentados por estudantes de 15 cursos técnicos de nível médio de 23 municípios, no Seminário Territorial de Educação Profissional. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), acontece no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, e apresenta, a partir da mostra científica e de uma série de atividades, os avanços e a oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino. 

Dentre os projetos apresentados estão “Calculadora inclusiva para alunos PCD Visual”; “Desengordurante das cascas de frutas cítricas”; “Uso de plantas alternativas para tratamento de enfermidades em animais”; e “Mei Ajudaê - auxiliando o microempreendedor individual”. O aluno Gabriel Araújo da Silva, que cursa o 2º ano técnico em Administração do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, conta sua experiência, como expositor de dois projetos: "Libras cine" e "SOS - Tenho uma empresa". "Está sendo muito proveitosa e vai contribuir para o enriquecimento do nosso currículo acadêmico. Estamos conhecendo muitos projetos e esta troca está sendo valiosa, porque nos acrescenta novas ideias, o que nos faz crescer como estudante", avalia o aluno.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, que na manhã desta terça-feira apresentou o tema “Horizontes da Educação Profissional e o mundo do trabalho: o Estado da Bahia em pauta”, falou sobre a importância dos seminários territoriais. "Esta ação da SEC faz parte da política pública de Educação Profissional e Tecnológica integrada e articulada à Educação Básica, que dissemina as mostras científicas. Ao mesmo tempo, é um espaço de convivência; vivências; troca de saberes e conhecimentos; e de fortalecimento da rede, com o papel de trazer as nossas unidades da Bacia do Rio Grande para este momento que está envolvendo áreas diversas, como inovação, empreendedorismo, economias criativa e solidária e desenvolvimento de projetos voltados às tecnologias sociais. É um momento de compartilhamento, de fazer amigos, de formação e de escuta sobre questões latentes em relação ao desenvolvimento territorial, ambiental, cultural, político e educacional do território de identidade".

Para a professora Eliane Falcão, do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa, o seminário está sendo uma oportunidade de renovação educacional. "Este encontro é importantíssimo para toda a Educação baiana, porque traz a perspectiva de renovarmos conhecimentos. Estamos participando com três projetos inovadores que visam benefícios à nossa unidade escolar a partir do olhar do aluno, o que o torna protagonista de seus próprios saberes", pontua.