Estudantes bolsistas do CEEP Professora Maria de Lourdes Widal Roma visitam Parque da Ciência na UFMS

Mato Grosso do Sul

06.08.2023

Estudantes bolsistas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que cursam o Ensino Médio Profissional no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria de Lourdes Widal Roma, localizado em Campo Grande, tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Parque da Ciência e o Museu de Anatomia Humana da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O grupo de estudantes integra o programa de pesquisa PIBIC Ensino Médio de pesquisa que faz parte do Programa Intitucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio,  vinculado ao programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp-Anhanguera e é composto por cinco estudantes matriculados no 2° ano do Ensino Médio Profissional do CEEP: Thassyla Cristina Prates Ferreira, Mariana Bacelar Ferreira, Kelvin Gustavo Fernandes dos Santos, Anna Júlia Pianezzer Urquiza e Maria Eduarda Gomes da Anunciação.

De acordo com Thassyla Cristina Prates Ferreira, a visita à UFMS foi uma experiência maravilhosa. Mesmo tendo conhecido apenas um pouco da universidade, ela ficou impressionada com tudo o que pôde ver e aprender durante a visita, destacando especialmente a oportunidade de explorar o Museu de Anatomia Humana e ampliar seus conhecimentos nessa área. ” fiquei entusiasmada com a visita incrível e que espera retornar mais vezes”, enfatiza.

Já a estudante Mariana Ferreira relata  que foi um dia especial, “conheci a UFMS de uma maneira única, acho que posso dizer por todos que foi uma visita interessante e muito bem instruída! Eu particularmente amei ver anatomia humana e saber mais sobre isso, ver o parque da ciência e toda a experiência que tivemos. Tivemos uma ótima explicação tanto da professora Rosiane quanto do pessoal da UFMS. Foi um ótimo trabalho. Quero novamente agradecer pela oportunidade que estamos tendo, estou amando a experiência. Também agradecendo ao professor Sales, que nos ajudava com as dúvidas".

Para a bolsista Anna Júlia, a experiência na UFMS foi maravilhosa. A visita despertou algo dentro dela e fez o sonho que tem de fazer faculdade crescer ainda mais, “o acolhimento das pessoas lá dentro e a forma como a fizeram fez me sentir à vontade, eles foram maravilhosos. espero não seja a última vez que tenha a oportunidade de participar de algo assim e agradeço por essa oportunidade única e por fazer parte desse projeto”.

A estudante Maria Eduarda menciona a experiência da visita "foi um dia muito maravilhoso, conheci a UFMS, acho que posso dizer  que foi uma visita interessante e muito incrível! Eu amei ver anatomia humana e aprender um pouco sobre isso, ver o Parque da Ciência e todas as experiências que tivemos foi muito bom. Tivemos uma ótima explicação de todos os professores e inclusive do pessoal da UFMS. Amei de coração nosso passeio além de aprender um pouco me senti em paz lá. Obrigado todos os professores pelo carinho e pela oportunidade de aprender umas coisas novas. E obrigado meus colegas pela atenção e carinho de vocês. Vocês são todos em incrível de coração mesmo."

Parceria

O Programa Intitucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio é uma iniciativa resultante da parceria entre o CEEP Profª Maria de Lourdes Widal Roma e os docentes Rosiane de Morais, Erlinda Martins Batista, Antonio Sales e Luciana Paes de Andrade, do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp-Anhanguera.

“Essa colaboração tem sido fundamental para proporcionar aos estudantes essa enriquecedora oportunidade de aprofundar seus conhecimentos científicos e desenvolver suas habilidades de pesquisa durante o Ensino Médio”, finaliza gestor Wilson da Rocha Rodrigues.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEEP.