Estudantes da capital e do interior vencem Campeonato Amazonense Loterias Caixa de Atletismo

Amazonas

16.05.2023

Vinte e sete estudantes da rede pública de ensino venceram o Campeonato Amazonense Loterias Caixa de Atletismo. A disputa busca fomentar o esporte de base e oferecer oportunidades aos jovens atletas. Do total, 20 estudantes destaques são dos Centros de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e  Marcantonio Vilaça II. No interior do Estado, o destaque vai para sete estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Izabel Desterro e Silva,  do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A competição, que contemplou as categorias sub-16, sub-18 e adulto, foi uma oportunidade para os atletas mostrarem suas habilidades nas provas de pista e campo. As disputas ocorreram na Vila Olímpica de Manaus.
De acordo com o assessor de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Jorge Lelis, o resultado é fruto de um trabalho intenso realizado, há pelo menos dois anos, com os atletas.

“Algumas mudanças aconteceram no processo de treinamento dos estudantes. Nós achávamos que eles iriam sentir o impacto da mudança, mas pelo contrário, eles já estão mostrando os resultados e mostraram que esse é só início de uma grande jornada”, relatou o professor. 

Feminino


Nas categorias “Feminino Adulto”, “Feminino Sub-16” e “Feminino Sub-18”, as vitórias ficaram por conta das atletas, Pauliene Santos, que conquistou o 1º lugar na modalidade lançamento do martelo; Jaciara Pinheiro, 1ª colocada em salto à distância; Ana Beatriz Melo, 1º lugar  no lançamento do martelo (sub-16); Ana Andrade 1º lugar no 75m rasos. No salto à distância (sub-16) quem ficou em 1ª e 2ª colocação foram: Bianca Araújo e Maria Paula Falcão. A estudante Rainandria Novo foi a 1ª colocada no lançamento do martelo e lançamento do disco (sub-18), já Yasmin Oliveira ficou com a 2ª colocação na modalidade lançamento do martelo (sub-18). 

Ainda no sub-16, a estudante Ana Andrade ficou em 1º lugar nos 2580 metros rasos. Nos 1000 metros rasos, a vencedora foi Ana Clara Cardoso; no salto triplo, a atleta Bianca Dias também alcançou o 1º lugar. No lançamento de dardo, as atletas Maria Paula Falcão e Rhyana Araújo foram destaques no 2º e 3º lugar, respectivamente. No arremesso de peso, a estudante Esther Silva foi a ganhadora da medalha de ouro e Heloá Cordovil foi a 2ª colocada. Nos 80 metros com barreiras, Antônia Alice Conceição ficou com a 3ª colocação.  

Nos 75 metros rasos, a atleta Ana Andrade repetiu o feito e ficou com a 1ª colocação. Assim como Bianca Dias que alcançou o 1º lugar no salto em distância, seguida de Maria Paula Falcão que terminou a competição em 2º lugar. 

Masculino 

Já nas categorias masculino adulto, masculino sub-16 e masculino sub-18, o estudante Elesson Moraes foi o campeão nos 1500m rasos; os atletas Akassis da Silva e João Victor Lira ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, no lançamento do disco. No sub-16, o atleta Pedro Neves, alcançou a 2ª colocação nos 75m com barreiras e o José Ilan Alves, conquistou o 1º lugar nos 100m com barreiras. Higor Vieira ficou em 1º no salto em distância, já no lançamento de disco, Kauã dos Santos e Paulo Lima foram o 1º e 3º colocados. 

Ainda no sub-16 masculino, Baltazar de Oliveira Júnior foi o 1º colocado na Marcha Atlética (5000 metros). No lançamento do martelo, o campeão foi novamente Pedro Neves; já no salto com vara, Lucianno Enrick Oliveira e Guilherme do Nascimento alcançaram o 1º e 2º lugar, feito repetido por Lucianno, no salto triplo. O 2º lugar do pódio, na mesma categoria, foi para Matheus Fonseca. Nos 1000 metros rasos, o atleta Luiz Felipe Teodoro foi o 2º colocado e novamente o atleta José Ilan Alves, alcançou o 3º lugar no salto triplo. No lançamento de dardo Davi Soares foi o 2º colocado e no arremesso de peso, Kauã dos Santos e Thalyson da Silva foram os 2º e 3º colocados. 
O estudante Jhonneiker Perez venceu a modalidade salto com vara (Sub-18) em 1º lugar; já  Keven Lucas Ferreira da Silva ficou em 2º lugar nos  400 Metros com Barreira (sub-18). O atleta e estudante Abel Carneiro foi destaque em duas modalidades: lançamento do martelo (1º lugar) e lançamento de disco (3º lugar). 
FOTOS:  Divulgação