Estudantes da ECI Antônio Coelho Dantas, em Nova Palmeira, se classificam para fase final da Olimpíada Brasileira de Geografia

Paraíba

16.09.2022

Estudantes da Escola Cidadã Integral Antônio Coelho Dantas, que fica na cidade de Nova Palmeira, se classificaram para a terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (14), e a equipe ‘Ca@atingando’, formada pelos alunos Vinícius Dantas  Diego Sosthenis, do segundo ano do ensino médio; e Iasmin Camilly, do terceiro ano,  orientados pelo professor Júnior Bezerra, foi uma das duas equipes do Estado da Paraíba a conseguir uma vaga na final.

Medalhas - Além da equipe Ca@tingando, outras duas equipes formadas por estudantes de escolas estaduais também foram premiadas com medalhas de ouro, apesar de não terem atingido a pontuação para garantir uma vaga na final. A equipe Geógrafos do Sertão Cajazeirense, da EEEF Dom Moisés Coelho, de Cajazeiras; e a equipe Preserv@ Ca@tinga, também da ECI Antônio Coelho Dantas, foram os contemplados com o primeiro lugar no pódio. Outras três equipes de escolas estaduais foram contempladas com medalhas de prata, e outras três com medalhas de bronze.

Iasmin Camilly, uma das integrantes da equipe ‘Ca@tingando’, revelou que a experiência de participar da Olimpíada tem sido transformadora. “Foi uma experiência incrível, de múltiplos aprendizados. Confesso que foi um pouco cansativo, mas o resultado final valeu muito a pena, ver o orgulho da minha família e principalmente do reconhecimento do ensino de qualidade que essa escola oferta. E a expectativa para essa fase final está alta, queremos representar a Paraíba e principalmente a nossa escola, esperamos conseguir algo maior cada vez mais”, comentou.

O professor Júnior Bezerra comentou sobre o resultado. “O resultado reforça a importância do trabalho realizado em nossa Escola, além de evidenciar a força da educação em nosso Estado e dessas Escolas Integrais. Uma evolução gradativa na Olimpíada, se consolidando desde ano com a maior nota do Estado e a participação na Final Nacional. Os conteúdos são diversos, desde questões ambientais, passando por conteúdos que tratam questões sociais, economia e a Geopolítica global”, disse o professor.

Fase final - A Fase 3 Presencial acontecerá em Campinas-SP, no Instituto de Geociências da UNICAMP, entre os dias 25 e 27 de novembro deste ano. Esta é a sétima edição da Olimpíada, que contou com a participação de quase sete mil equipes de todo o Brasil, formadas por estudantes de escolas públicas e privadas.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/estudantes-da-eci-antonio-coelho-dantas-em-nova-palmeira-se-classificam-para-fase-final-da-olimpiada-brasileira-de-geografia