Mato Grosso do Sul
29.07.2025A Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade, em Campo Grande, realizou, no dia 03 de julho, mais uma edição do tradicional Intervalo Cultural, conduzido pelas professoras Gilyane e Mariana, de História, com a participação das turmas do 2º ano do Ensino Médio, que utilizaram materiais recicláveis e de baixo custo, promovendo um espaço de expressão, reflexão e protagonismo estudantil.
Com base na habilidade MS.EM13CHS205, a proposta pedagógica teve como foco a análise crítica dos movimentos sociais e da atuação da juventude como força transformadora, especialmente em contextos de resistência e mudança sociopolítica no Brasil.
Os estudantes apresentaram trabalhos e reflexões centrados em dois eixos principais: Movimento estudantil e secundarista no Brasil – com ênfase na resistência à ditadura militar e nas transformações sociais exigidas pelas juventudes organizadas; Redemocratização e juventude – abordando a participação jovem nos movimentos sociais desde 1985 até os dias atuais, com foco nos impactos dessas lutas na construção de territorialidades e cidadania.
Além disso, os estudantes ampliaram os debates ao explorar diversos movimentos sociais históricos e contemporâneos, como:
As apresentações foram marcadas pelo senso crítico e criatividade, demonstrando a compreensão dos estudantes sobre o papel da escola como espaço de formação política, ética e social. “A atividade também reafirma a importância de se discutir a diversidade, os direitos humanos e a democracia em todos os níveis da educação”, lembra diretor José Luiz Moreira Claro Lovato.
"A unidade escolar reforça, com esse tipo de iniciativa, seu compromisso com uma educação crítica, inclusiva e transformadora, reconhecendo e valorizando a pluralidade das vozes que constroem a história e o futuro de Mato Grosso do Sul e do Brasil", afirma a professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI), Thaynara.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.