Estudantes participam de atividades em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural e do Historiador

Mato Grosso do Sul

29.08.2023

Os estudantes da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em comemoração ao Dia Nacional de Patrimônio Cultural (16 de agosto) e ao Dia Nacional do Historiador (19 de agosto), participaram e também organizaram atividades voltadas as datas comemorativas, por intermédio do projeto “Patrimônio Cultural em Dourados, com website: cidade, cultura e história”.

Sobre o projeto, cabe destacar que ele é financiado pelo edital PICTEC II (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de 2022-2023) da FUNDECT/MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

A atividade de pesquisa junto ao CDR/UFGD (Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados) ocorreu no dia 9 de agosto de 2023 e visou demonstrar procedimentos básicos de pesquisa no CDR, em jornais, acervos e coleções ali dispostos, bem como ampliar o conhecimento sobre o levantamento de fontes históricas para análise do projeto “O patrimônio cultural em Dourados através de um website” em que as alunas da EE Floriano Viegas Machado são bolsistas.

Sob a orientação da bibliotecária documentalista do CDR, Ivanir e da professora doutora Márcia Uliana, foram feitas buscas e consultas em jornais, físicos e digitais, na coleção da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), entre outros materiais que pudessem contribuir para pensarmos o patrimônio cultural em Dourados.

O Monumento ao Colono foi um dos patrimônios culturais da cidade pesquisado pelas alunas. Este monumento foi construído em 1992, em homenagem aos colonos da CAND, mas apenas em 2018, tornou-se patrimônio cultural de Dourados, reconhecido, assim como outros bens patrimoniallizados, através de projeto de lei na Câmara Municipal. A atividade reuniu as alunas bolsistas Eduarda e Maria Eduarda, mas contou também com a contribuição de outras futuras bolsistas, Geovana e Stefany.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar