Estudantes da Escola Estadual Floriano Viegas Machado visitam Exposição “Culturas Indígenas de Mato Grosso do Sul: etnias e territorialidades”

Mato Grosso do Sul

03.09.2023

Estudantes da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada no Jardim Ouro Verde, em Dourados, visitaram no dia 16 de agosto, a exposição promovida pelo LEPHI (Laboratório de Ensino e Pesquisa da História Indígena) e o PET – Conexão Saberes do Curso de História,  no NEEF (Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira), na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A exposição foi voltada a visitação de escolas e de turmas da UFGD, ocorreu entre os dias 8 a 18 de agosto mediante agendamento. Neste sentido, coube a EE Floriano Viegas Machado a visita no dia 16 de agosto de 2023, no período vespertino, com as turmas do 1º ano E e F, acompanhados pelos professores Nicolas, Laís e Márcia.

“Além de conhecermos as principais características das sociedades indígenas presentes em Mato Grosso do Sul e, em espaços de fronteira do referido Estado, pudemos observar a dinâmica dos povos indígenas guarani kaiowá e pudemos conhecer a Casa de Reza, construída ao lado da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). O (re)conhecimento da Casa de Reza, se faz necessário, para pensarmos uma proposta de inventário e, possível registro deste bem cultural como patrimônio cultural indígena”, menciona gestor Julio Cezar dos Santos.

Esta atividade somou-se as comemorações do Dia Nacional de Patrimônio Cultural (16 de agosto) e Dia Nacional do Historiador (19 de agosto), mobilizadas pela Escola Estadual Floriano Viegas Machado através do Projeto “Patrimônio Cultural em Dourados através de um website: cidade, cultura e história”. Sobre o projeto, cabe destacar que ele é financiado pelo edital Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de 2022-2023 (PICTEC II) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS).

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.