Estudantes da Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva são selecionadas para Programa Futuras Cientistas

Mato Grosso do Sul

30.01.2023

As estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) Jordana de Brito Caires e Marielly Vieira Martins Silva, matriculadas na Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizada no distrito de Culturama, no município de Fátima do Sul-MS, foram selecionadas para participar do programa Futuras Cientistas, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

O Programa Futuras Cientistas ofereceu 470 vagas espalhadas pelo Brasil e representando o estado de Mato Grosso do Sul foram selecionadas 06 (seis) estudantes que estão vivenciando ações, tais como: experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos e workshops interativos nas modalidades remotas/híbridas.

Futuras Cientistas

O programa Futuras Cientistas  tem como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do Ensino Médio nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio de sua aproximação aos Centros Tecnológicos e Instituições de Ensino e Pesquisa.

O referido programa teve sua primeira edição em 2012 no CETENE/MCTI, em Pernambuco, mas a partir de 2023 passou a ofertar vagas nas 27 unidades da federação. As inscrições foram voltadas para estudantes que estavam cursando o 2° ano do Ensino Médio no ano passado e professoras dessa etapa de ensino de escolas públicas estaduais.

Maratona de Estudos

Considerando a grandiosidade do programa que muito contribuirá para a vida acadêmica e futuro profissional dessas estudantes e a sua relevância para a educação, a Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva tem o orgulho, a honra e a alegria de comemorar a seleção e participação de duas das suas estudantes no programa, no qual a professora coordenadora de área de Ciências da Natureza Ediléia Amancio da Silva, realizou as inscrições das mesmas por confiar e acreditar no potencial delas para representar o estado de Mato Grosso do Sul nesta maratona de estudos e aprendizados.

O período de atividades com as estudantes selecionadas está acontecendo de 03 à 31 de janeiro de 2023 e contam com experiências em laboratórios, desenvolvimento de projetos científicos, tutorias teóricas e práticas com profissionais das áreas, palestras, dentre outros, que poderão ser de forma remota ou híbrida. E como incentivo as estudantes participantes recebem bolsa-auxílio ofertado pelo Programa/CNPq, kit especial do Programa e certificado.

A comunidade escolar da E. E. Jonas Belarmino da Silva parabeniza as estudantes Jordana de Brito Caires e Marielly Vieira Martins Silva pela participação no programa, desejando bom estudo e aprendizado.

“Os parabéns também são para as famílias das estudantes, especialmente mães, por motivarem a participação das filhas no Programa e pelo engajamento nos preparativos e viagem para Campo Grande para participação nas aulas presenciais nos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, enfatiza gestora Mariza Antunes de Souza Mendes.

Representatividade

De acordo com diretora adjunta Edilene de Fátima Lima, “toda comunidade escolar está lisonjeada pela participação das nossas estudantes no Programa Futuras Cientistas e ainda mais por representarem nossa Escola, Distrito/Município e Estado – com o trabalho, mediação e engajamento da coordenação pedagógica, coordenação de área de Ciências da Natureza, através das reuniões de orientações realizadas com as estudantes e suas famílias, e toda a equipe envolvida em prol desta conquista”.

A mãe da estudante Marielly, Rodrielly Vieira, agradece a UFMS pela parceria com o Programa Futuras Cientistas/SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), “a todos os responsáveis por essa imersão, agradecendo assim toda a comunidade escolar e rede de apoio para que este sonho esteja acontecendo, sendo, portanto, grata a cada um que contribuiu ajudando nesta concretização”, finaliza Rodrielly.

O coordenador pedagógico do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) Cleiton Rodrigues de Araújo, menciona que o Programa garantiu o protagonismo das estudantes no processo de abertura ao novo e de obtenção de novos conhecimentos, celebra a parceria consolidada do programa com a SED.

“ Ações de aprendizagens como estas, sem dúvida, muito contribuem e somam para o desenvolvimento da educação do nosso estado. Parabéns as estudantes pelo empenho, responsabilidade, determinação, persistência, foco, esforço, participação e organização, que mesmo durante o período de férias escolares abraçaram esse desafio e oportunidade de novas aprendizagens”, finaliza Cleiton Araújo.