Estudantes da Escola Estadual José Ferreira realizam passeio ecológico às margens do Rio Paraná

Mato Grosso do Sul

28.08.2023

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Ferreira, localizada na comunidade de pescadores Jupiá, em Três Lagoas, fizeram nesta segunda-feira (21) um passeio ecológico às margens do Rio Paraná, o objetivo foi proporcionar à turma do 5º ano  uma  experiência prática e enriquecedora sobre a biodiversidade e a importância da preservação do rio.

De acordo com o diretor Carlos Alberto Lopes Filho, o passeio contou com apoio do pescador profissional no Jupiá Agnaldo Alves Linhares, que mostrou os problemas causados pelo esgoto lançado no rio, os tipos de peixes mais comuns na região, e a importância de rios limpos para  sobrevivência e prosperidade dos alevinos.

Para a Professora Joelma Jacinto, a turma pôde examinar de perto as condições da água,  ecossistemas presentes na parte ribeirinha com destaque para a necessidade do equilíbrio dos ambientes para a saúde do planeta.

Os estudantes, maioria filhos de pescadores, fizeram perguntas e contaram suas experiências em relação ao consumo do peixe na alimentação familiar. O passeio culminou em refeição de tilápia ao molho, com suco,  sobremesa de frutas e geladinho natural organizada em parceria com o Restaurante Barbosinha, sob a orientação da Equipe CRE12: nutricionista Fabiana Casagranda  e professora Romilda Meira.

“Sabemos que quando tem lixo no rio não tem peixe por isso precisamos cuidar”,  destacou a estudante G.N.R.S. “O passeio ecológico no Jupiá foi uma atividade enriquecedora que permitiu aos estudantes vivenciarem a natureza de maneira inovadora  e educativa”, destacou professora coordenadora de Prática Inovadora Charlene Marques da Silva.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar .