Estudantes da Escola Estadual Nair Palácio de Souza destinam alimentos para setor de saúde de Nova Andradina

Mato Grosso do Sul

12.09.2023

Na última quarta-feira (30), os estudantes da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, que oferta ensino em tempo integral, apoiados pela direção e coordenação escolar, realizaram a entrega de mantimentos ao Hospital Regional de Nova Andradina.

Os alimentos foram arrecadados durante as Olimpíadas do Nair - versão 2023, onde uma das provas foi agregada a Prova da Solidariedade que sempre esteve presente na Gincanapa (Gincana Estudantil da Escola Nair Palácio de Souza) que é um evento tradicional, realizado há mais de 20 anos.

As Olimpíadas do Nair tiveram início dia 02 de agosto e se estendeu até o dia 11 com a comemoração do dia do estudante. Este ano, a unidade escolar contemplou o Hospital Regional com a destinação de 90% dos alimentos arrecadados.

“Essa doação será muito importante para todos os pacientes internados, agradeço a iniciativa da escola, registrando que atitudes dessa natureza reforçam a crença de que é possível mobilizar uma sociedade a fazer o bem ao próximo. Ficamos contentes com esse gesto dos alunos e de toda a escola. Nosso hospital oferece mais de 20.000 mil refeições ao mês, destinadas aos pacientes e acompanhantes. Com esses alimentos, será possível uma grande economia” – diretor geral do FUNSAU Marcio Soares.

Solidariedade

A solidariedade é marca da Escola Profª Nair Palácio de Souza. A Gincanapa já se tornou um evento tradicional, ela possui possui atividades culturais, recreativas e solidárias, oportunizando muita alegria e integração entre todos da escola: alunos, professores, equipe pedagógica e administrativa. Dias diferentes de muita festa e alegria e este ano foi agregada às Olimpíadas do Nair que teve início em 2022 e também é um marco para a Unidade escolar e, se tudo der certo, também será um evento que perdurará por muitos anos.

Além do Hospital Regional, a Escola Estadual destinou alimentos ao Lar São José, a algumas famílias carentes do bairro e ao Hospital de Amor com os lacres de latinhas.

Um dos quesitos da Gincana é o da “prova da solidariedade”. Para o diretor Acácio Luiz Sampaio, “tanto a Gincana quanto as Olimpíadas objetivam a integração de todos os alunos da escola e, em especial, com a comunidade externa, no caso algumas instituições do município. Essas ações agregam valores solidários e desenvolvem as competências socioemocionais, além de podermos contribuir ajudando muitas pessoas”, explica o diretor.

A diretora-adjunta Danielly Bernegozzi Rueda, aponta que a Gincanapa sempre foi realizada pelo grêmio estudantil,  “este ano agregou às Olimpíadas do Nair como uma das provas a serem cumpridas pelas equipes para culminar em um evento inesquecível, sempre pensando em poder exercer e despertar em nossos estudantes o espírito da solidariedade, respeito e amor ao próximo. Atender ao Hospital Regional de Nova Andradina nos orgulha muito, pois sabemos que é lá que nossos estudantes, familiares e amigos serão atendidos. É como se fosse um ciclo, eu faço o bem e recebo em troca amor”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.