Estudantes da EE Professora Floriana Lopes participam de aula de campo

Mato Grosso do Sul

02.09.2025

Na Escola Estadual Professora Floriana Lopes, em Dourados, Após discussão teórica em sala de aula, sobre o tema proposto, foi realizada uma aula de campo na cidade de Dourados, conduzida pelo professor Alexandre Bergamin e monitores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), juntamente com os professores Mauro Lugo (História) e a professora Elizangela.

A aula consiste em observação sobre a realidade escolar indígena e a transmissão dos saberes tradicionais na Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa, em Dourados. Os alunos dos terceiros anos do período matutino puderam conhecer a reserva indígena e prestigiar um pouco da cultura.  

Os estudantes que não participaram da aula de campo, realizaram um trabalho de pesquisa e relato individual sobre a situação atual dos povos indígenas da cidade de Dourados.

A diversidade cultural é uma das premissas da formação da sociedade brasileira. Nesse sentido, destacamos a importância dos povos indígenas para a constituição do “ser brasileiro”. Estima-se que, no Brasil, a população indígena é composta por cerca de 305 etnias que falam 274 línguas, e somam quase 900 mil indivíduos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dada essa diversidade, para cada comunidade, de cada território, seria preciso uma escola diferente. “Isso porque os saberes e tradições variam muito entre os povos. Não é possível, portanto, pensar em um modelo único de escola indígena, mas afirmar que estas devem ser criadas e gerenciadas por quem mais entende do assunto – os próprios indígenas”, finaliza diretor Arlei Menguer de Castilhos. 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar