Estudantes da rede estadual são premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

31.10.2023

Os professores e estudantes da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande, participaram, de 23 a 25 de outubro, da XIII edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECMS.

Os professores Genilson Silva de Jesus (química) e Karina Roberta Baseggio (biologia) realizaram uma colaboração com o professor coordenador de práticas inovadoras  João Matheus Albertoni Macedo para promover pesquisas científicas com os estudantes do ensino médio.

A professora Karina desenvolveu o projeto de forma colaborativa com o professor João Matheus, colocando em prática plano de ação do PCPI, sobre o uso de Microrganismos Eficientes, e orientaram os estudantes Marjory Paulino do 1º ano do ensino médio, e Murilo Caetano e Mirella Oliveira do 2º ano ensino médio, durante o percurso da pesquisa.

O título do projeto foi Terra Viva: Explorando o Poder dos Microrganismos Eficientes no Cultivo da Lactuca sativa (alface), conquistando o segundo lugar da área de agronomia e o prêmio de expedição ao cerrado.

O Projeto encabeçado pelo professor Genilson, faz parte do projeto de iniciação científica, desenvolvido pela coordenadora Jaqueline Smolari e pelo PCPI João Matheus, com o objetivo de orientar os professores da unidade escolar a desenvolver projetos científicos com o estudante assumindo o papel de pesquisador.

O projeto sobre Identificação de metabolitos secundários por meio de Estudo Fitoquímico dos Óleos essenciais de Plantas do Cerrado Siparuna guianensis (Siparunaceae) em Campo Grande, foi desenvolvido pelas alunas Alana Biatriz do 2º ano do ensino médio, e Maria Luiza do 3º ano do ensino médio, sob a orientação do professor Genilson e do PCPI João Matheus, conquistando o terceiro lugar da área de ciências biológicas e dois prêmios, uma credencial para a Fenadante 2024 em São Paulo, e uma credencial para o Ciência Jovem em Recife/PE 2024.

Adersino Junior, SED

Fotos: arquivo escolar