Paraíba
08.09.2025Três equipes de estudantes da EEEF Maria Emilia Oliveira de Almeida, localizada em Campina Grande, conquistaram medalhas de ouro na fase online nacional da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025. Uma das equipes, a Guardiãs do Equador, foi classificada para a etapa presencial da Olimpíada que será realizada em Campinas (SP), no mês de novembro deste ano.
A equipe Guardiãs do Equador_Meoa é composta pelas estudantes Yasmin Tássila da Silva Ferreira, Ana Vitória Barboza Cunha e Rafaela Barbosa da Silva. Para garantir a vaga na competição presencial, as estudantes, assim como as duas outras equipes, responderam às provas online em três semanas consecutivas, nas duas primeiras com 25 questões e a última com 15 questões. As provas envolvem conhecimento de geografia geral, geografia do Brasil, cartografia e geotecnologias.
As integrantes vão representar a Paraíba e as escolas da Rede Pública Estadual na fase nacional e vão concorrer com as equipes do Brasil inteiro. Dentre essas equipes, serão selecionadas as equipes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia, na Turquia, em agosto de 2026.
“A preparação dos estudantes é contínua, porque acompanho esses alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental. E desde que me inseri no mundo das Olimpíadas, eu tenho trazido para a sala de aula questões, debates, tudo que é exigido para esse contexto de prova. E o sentimento que eu tenho é de muito orgulho e alegria por ver meus alunos da rede pública alcançando espaços de destaque nessas competições e a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou a professora da disciplina de Geografia e orientadora das equipes, Geórgia Cristina Oliveira.
Além da equipe Guardiãs do Equador_Meoa, a equipe Latitude 100 Limites composta pelos estudantes Giullia Cunha, Yago Souza e Ana Clara da Silva, e a equipe As Desbravadoras composta pelas estudantes Eyshilla Cabral, Debora dos Santos e Hellen Araújo, receberam certificados e as medalhas.