Estudantes da Erefem Barros Carvalho participam de ação do projeto “Nós Propomos!” em parceria com o Detran-PE

Pernambuco

12.09.2025

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Barros Carvalho, no Recife, participaram, nesta quarta-feira (10), de uma ação de conscientização no trânsito, em parceria com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A ação faz parte de uma série de atividades relacionadas ao projeto “Nós Propomos!”, no qual os alunos propõem soluções para minimizar os problemas de ordem social ou estrutural na comunidade que residem, apresentando soluções reais e viáveis.

A atividade foi dividida em dois momentos. Primeiro, os agentes de trânsito do Detran, por meio da Turma do Fom Fom, grupo de artistas educadores de trânsito, atuaram na frente da escola orientando os motoristas e pedestres acerca das normas e condutas a serem seguidas para que se evitem sinistros de trânsito. No segundo momento, foi realizada uma gincana de educação no trânsito com os estudantes e professores na escola com perguntas voltadas para a construção de um trânsito mais seguro para todos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cristina Santos, a iniciativa busca colocar os estudantes como protagonistas das mudanças que desejam ver na escola e em seu entorno. “Nosso principal objetivo é que eles se reconheçam como agentes de transformação. Essa ação é uma forma de trabalhar a temática da educação no trânsito, que surgiu a partir de uma pesquisa realizada com os próprios alunos, apontando a falta de segurança como um problema. Dentro dessa proposta, queremos que eles assumam o papel de protagonistas das soluções que desejam para a escola e o bairro”, destacou.

“Nós educamos pessoas, não veículos. Por isso, estamos todos os dias nas ruas, trabalhando a conscientização humana para provocar uma reflexão sobre a forma de agir. Afinal, no trânsito, não colocamos em risco apenas a nossa vida, mas também a de todos ao nosso redor”, refletiu a supervisora de Eventos e Campanhas de Educação de Trânsito do Detran-PE, Irene Aguiar.

Para a estudante do 8° ano, Pamella Prado, a educação é uma forma de transformar a sociedade. “Esse projeto nos ajuda a refletir e a conscientizar outras pessoas que ainda não entendem a importância da educação no trânsito. Aqui, em frente à escola, falta orientação, pois muitos veículos passam em alta velocidade e não respeitam a faixa de pedestres. A mudança começa dentro da sala de aula e iniciativas como essa contribuem para que as pessoas vivam em um mundo melhor”, destacou.