Estudantes da Erem Augusto Gondim recebem eletiva com foco em impostos

Pernambuco

04.07.2025

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Augusto Gondim, localizada em Goiana, recebeu um projeto inovador focado nos impostos e no sistema de saúde. Estudantes da unidade escolar aprenderam na eletiva “Investigadores da Saúde” a conectar o cálculo de impostos ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando como o dinheiro arrecadado nas pequenas compras do dia a dia impacta diretamente nos serviços públicos oferecidos à população.

A proposta da disciplina, coordenada pela professora Viviane Menezes, tem como objetivo principal conscientizar os jovens sobre o caminho percorrido pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), desde a arrecadação até sua aplicação em políticas públicas de saúde. Mais do que isso, a iniciativa busca ensinar os estudantes, não apenas o cálculo de impostos, mas a compreensão, fiscalização e discussão da gestão de recursos públicos.

Para a estudante do 3º Ano, Alice Beatriz, participar da eletiva foi, além de informativo, conscientizador. “Essa experiência foi enriquecedora para todos nós. A oportunidade de visitar o posto fiscal e entender na prática como funciona a arrecadação do ICMS nos permitiu compreender melhor a importância dos tributos para a manutenção dos serviços públicos, incluindo a área da saúde. Além disso, a criação do jogo foi uma forma dinâmica e eficaz de compartilhar esse conhecimento com nossos colegas e a comunidade escolar, reforçando a necessidade de responsabilidade e cidadania. Sem dúvida, essa eletiva ampliou nossa visão sobre o impacto dos impostos na sociedade e nos motivou a disseminar essa consciência de forma criativa e engajada”, disse a aluna.

Os estudantes que participaram da eletiva estudaram sobre impostos e educação fiscal por meio de diversas atividades e visitas.  Entre as aulas de campo, os alunos visitaram o Posto Fiscal de Goiana, onde participaram de uma roda de conversa com auditores fiscais. Além disso, realizaram cálculos matemáticos do ICMS, com base em notas fiscais, e construíram, coletivamente, um jogo didático chamado “Você Gestor do SUS”, simulando o cálculo de orçamentos e ações. O jogo foi aplicado com outras turmas da escola, visando o estímulo do pensamento crítico, a tomada de decisões e o protagonismo juvenil.

Segundo Viviane Menezes, a professora responsável, a eletiva foi de bastante importância para os estudantes. “Os alunos puderam entender que o serviço público não é de graça, assim, eles já fazem o papel de cidadão, sabendo que é tudo pago por eles. Eu busquei fomentar a atitude cidadã do pensamento crítico, do cobrar e saber o que está sendo cobrado e o acompanhamento dessa rota. Foi esse pensamento que tivemos com a criação da eletiva”, pontuou.