Estudantes da EREM Quintino Bocaíuva se destacam nas coberturas dos eventos da unidade de ensino

Pernambuco

16.05.2018

Divulgar os eventos da escola e mostrar os trabalhos e projetos realizados pelos estudantes. Foram essas as vontades dos jovens Ivson Ordônio, do 2º ano, e Rafael dos Santos, do 3º ano, depois de participarem das aulas de artes, onde trabalharam a fotografia. Ambos são estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quintino Bocaíuva, localizada em Camocim de São Félix e, juntos, fazem a “Imprensa da Quintino Bocaíuva”.

A necessidade de divulgar os eventos da escola surgiu quando foi criada a Banda Marcial. Eles não podiam deixar de mostrar o sucesso que seria a banda da escola, então, uniram o aprendizado em sala de aula, a força de vontade e criaram a página oficial da unidade de ensino. A página já chegou a atingir mais de 800 curtidas em apenas uma postagem. “Nosso principal desafio é mostrar que somos capazes. Hoje, já conseguimos fotografar e filmar com drones, além de escrever os textos para a página”, fala Ivson. 

A iniciativa dos meninos rendeu bons frutos e Ivson já foi chamado para palestrar sobre o manuseio do drone para estudantes da própria escola e mostrar o uso da ferramenta como captação de imagem. “Esse foi um momento muito especial, pude compartilhar com meus colegas o que aprendi e mostrar para eles que é possível, basta querer”, declara. Já Rafael investiu na fotografia e, atualmente, tem seu próprio site, o “Camocim Misturado”, onde ele fala sobre tudo que acontece em seu município, além de cobrir eventos e entrevistar personalidades da terra. “Minha vivência com a nossa assessoria me trouxe mais autonomia para melhorar minha página pessoal. Cada momento vivido aqui na escola é um aprendizado que vou levar pra vida”, pontua Rafael.

Os estudantes fizeram toda a cobertura da Caravana da Educação da Gerência Regional de Educação (GRE) Vitória, a qual é jurisdicionada a EREM Quintino Bocaíuva. “Esse foi o ápice do nosso trabalho, representar a escola na cobertura de um evento tão importante com gestores estaduais. Confesso que tremi na base, mas com certeza foi nosso maior desafio”, ressalta Ivson. Para a gestora, Maria Eterilda de Amorim, a parceria dos estudantes e o aprendizado que vão levar para a vida é o mais importante. “É algo que não tenho palavras para definir. Esses meninos fazem a diferença e o papel da escola integral é muito relevante na vida de cada um deles, pois é a partir dessas oportunidades que eles estão tendo dentro da escola semi-integral que eles vão crescer. Então, eu me sinto altamente realizada quando vejo um resultado de um trabalho como este”, pontua.