Estudantes da Escola Estadual Abílio Wolney de Dianópolis publicam artigo sobre educação financeira em revista científica

Tocantins

16.05.2025

A Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis, recebeu uma boa notícia na última semana. Os estudantes Maiana Ribeiro Castro e Alexsander Giully Frazão Silva tiveram seu artigo publicado nos Anais de Pesquisa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e na revista Caderno Pedagógico, renomada no meio científico acadêmico.

Os estudantes participaram como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq e PIBIC-EM/Unitins) junto com doutores, mestres e especialistas da Unitins.

Intitulado “Educação financeira em escolas públicas do Tocantins: estudo de caso na Escola João D’Abreu e modelos alternativos de ensino”, o trabalho analisou como o tema da educação financeira é tratado no currículo da Escola Estadual João D’Abreu, também localizada em Dianópolis.

O tutor do TO Graduado da Unitins e orientador do trabalho, Gabriel Machado, afirma que é de suma importância levar educação financeira para os jovens. “Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais endividadas e ter essa iniciação dessa educação desde cedo é de extrema importância para ter uma vida financeira adulta saudável. E é uma honra contribuir para o desenvolvimento e capacitação dos nossos jovens, especialmente da região sudeste, que muitas vezes carece dessa formação”.

A estudante Maiana Ribeiro Castro explica que foi um processo difícil, mas de muita aprendizagem. “O resultado foi incrível, estou extremamente feliz e orgulhosa de ter um artigo para falar que fui eu que fiz e que está publicado, graças a pessoas maravilhosas que acreditaram em mim. Eu sei que essa conquista é um marco importante na minha carreira e estou muito feliz em compartilhar com todos que o meu esforço e dedicação não foram em vão”, pontuou.

O artigo pode ser encontrado na Revista Caderno Pedagógico e nos Anais de Pesquisa da Unitins

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins