Estudantes da Escola Técnica Estadual Porto Digital são recebidas na Secretaria de Educação e Esportes do Estado

Pernambuco

16.05.2019

Nesta quinta-feira (16), Júlia Lopes, Maria Eduarda, Cibele Benício e Iale Maria, estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, foram recebidas pelo secretário Executivo de Gestão da Rede, João Charamba, na sede da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. As jovens embarcam para Salvador, nesta sexta-feira (17), onde apresentarão o aplicativo “Twogether”, criado por elas com o apoio do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).

A visita ao órgão foi uma forma que Marcos Antônio, gestor da escola técnica, encontrou para agradecer a pasta pelo apoio na viagem. Na capital baiana, as estudantes participarão do Technovation, uma competição mundial que visa engajar mulheres entre 10 e 18 anos para o mercado empreendedor de tecnologia da inovação. As pesquisas para o aplicativo começaram através dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foram escolhidos os temas “Igualdade de Gênero” e “Vidas debaixo d’água”. Após as escolhas do temas, o grupo criou um formulário que foi aplicado com a comunidade e o maior engajamento foi em relação ao tema igualdade de gênero. A partir disso, elas identificaram o desejo de algumas mães em dividir a fase gestacional com o pai da criança ou um familiar por um canal mais prático. Surgiu, então, o “Twogether”, que no português significa “Juntos”.

“Por perceber que as mulheres já estavam por dentro do assunto de igualdade de gênero, resolvemos focar nosso trabalho para os homens, assim, em uma conversa com uma gestante, percebemos essa necessidade de criarmos um canal que facilitasse a troca de informação entre eles”, ressaltou Júlia Lopes. “Nós sonhamos com cada fase do Technovation e agora estamos realizando esse sonho, que é participar do programa”, completou. Para o desenvolvimento do aplicativo, as estudantes contaram com o apoio das mentoras Gabriele Pessoa e Lisandra Cruz e utilizaram a plataforma APP Inventor.

“O desafio foi lançado e as meninas deram o seu melhor para realizá-lo. Estamos muito felizes com essa conquista e participação delas na primeira fase do programa. Já somos vitoriosas”, disse Gabriele. “Esse é um projeto inspirador para todos os jovens e o nosso maior objetivo é estimular mais estudantes a criarem projetos como este. Com certeza irão surgir novos frutos, pois eles são as sementes plantadas que contribuem com o desenvolvimento da nossa rede”, enfatizou João Charamba.