Estudantes da ETE Ministro Fernando Lyra vivenciam Semana de Tecnologia

Pernambuco

04.07.2025

A Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, localizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizou mais uma edição da Semana de Tecnologia. O evento aconteceu em junho e trouxe uma programação diversificada com palestras, oficinas, Hackathon e gincana tecnológica. Durante cinco dias de  atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os expositores, aprender com os projetos apresentados e vivenciar novas experiências científicas. 

Foram realizadas apresentações voltadas às tendências do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação, com foco nas linguagens de programação mais requisitadas, novas tecnologias emergentes e a crescente valorização de profissionais com conhecimento em UI/UX. As palestras ofereceram uma visão atualizada das demandas do setor e orientações práticas para inserção profissional.

Com foco em versionamento de código, a oficina de Git apresentou seus fundamentos, como commits, branches e merge. Os alunos também aprenderam a utilizar repositórios remotos com o GitHub, promovendo práticas colaborativas no desenvolvimento de software.

De acordo com o professor de lógica de programação, Leonardo Araújo, o evento teve um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes para o mercado de tecnologia. “Foi uma semana muito importante para os estudantes, pois eles tiveram a oportunidade real de conectar a teoria e a prática, de aproximar-se das tendências do mercado e desenvolver competências essenciais para o mundo profissional. Tudo foi pensado especialmente para ampliar esses horizontes, estimular o pensamento crítico, a criatividade e mostrar que a tecnologia pode transformar ideias em soluções reais “, destacou. 

Na palestra sobre Cibersegurança, foi abordado os principais cuidados que os usuários devem ter ao navegar na internet com foco na proteção de dados pessoais. Foram discutidos temas como ataques de phishing, senhas seguras, autenticação em dois fatores, além de dicas para reconhecer sites e links maliciosos. 

Durante o hackathon, as equipes de estudantes foram desafiadas a identificar e propor soluções criativas para problemas reais da escola utilizando Arduino. O evento estimulou a inovação, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas oficinas.

Encerrando a semana de programação, a Gincana Tecnológica reuniu os participantes em atividades competitivas e colaborativas, envolvendo quizzes, desafios práticos e jogos relacionados à tecnologia. A atividade promoveu integração e revisão lúdica dos conteúdos.

Para o estudante Richard Wesley, participar da Semana de Tecnologia foi uma experiência enriquecedora. “Como instrutor, tive a oportunidade de guiar os participantes em atividades práticas com Arduínos, explorando automação, sensores e lógica de programação de forma acessível e envolvente. Foi incrível ver ideias saindo do papel e se tornando protótipos funcionais. Além disso, poder assistir palestras com profissionais altamente qualificados ampliou ainda mais minha visão sobre o impacto da tecnologia em diversas área”, salientou.