Estudantes da rede estadual alagoana intensificam preparativos para a 14ª OBMEP

Alagoas

04.06.2018

Texto de Ana Paula Lins

Faltam poucos dias para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e 350.497 estudantes alagoanos se preparam para as provas da primeira fase, que acontecem na terça-feira (5). Em todo o Brasil, 18 milhões de alunos de 54.496 unidades de ensino estão inscritos na competição, que está em sua 14ª edição.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é direcionada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas públicas e particulares. Tem como missão estimular o interesse pela Matemática e revelar talentos na área.


Em Alagoas, a Olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contando com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), municípios alagoanos e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Desde o ano passado, as unidades da rede privada também participam da competição.

No Estado foram inscritas unidades de ensino dos 102 municípios. Na rede estadual, segundo dados da coordenação estadual da OBMEP, são 168.239 alunos de 275 escolas inscritos para as provas.


Preparo

Nestes dias que antecedem a prova, os estudantes alagoanos intensificaram os estudos. É o caso dos 30 alunos do Cepa que integram o Polo Olímpico Estadual de Matemática (Poema). Esta semana, eles estiveram mais uma vez na Escola Estadual Moreira e Silva para um aulão preparatório seguido de um simulado.

Uma parceria entre a Seduc, por meio da Superintendência de Políticas Educação (Suped), e a Ufal, o Poema nasceu inspirado nos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti) do IMPA, que têm como finalidade melhorar o desempenho de alunos brasileiros na OBMEP. Em Alagoas, medalhistas da competição participam de aulas do Poti sempre aos sábados, em Maceió, Coruripe e Branquinha.

Números

Em 2017, o Estado teve 87 medalhistas na OBMEP, sendo quatro ouros, oito pratas e 75 bronzes. Dentre os medalhistas, 82 são de alunos da rede pública e cinco das escolas privadas. Além disso, Alagoas obteve 374 Menções Honrosas - quando aluno chega perto de obter uma medalha - e premiações para 19 escolas e 17 professores da rede pública. Pela rede estadual foram 17 medalhistas de bronze.