Estudantes da Rede Estadual apresentam projetos na internacional Feira de Ciência Jovem

Paraíba

07.11.2019

Cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino estão apresentando projetos na 25° edição da Feira Ciência Jovem, em Recife. O evento, que tem duração de três dias, é uma feira internacional de projetos científicos criados entre os muros da escola, permitindo uma troca e compartilhamento de ideias entre estudantes e professores de vários lugares do Brasil e do mundo. O evento, que teve início na última quarta-feira (06) e finaliza nesta sexta-feira 0(8), proporcionou aos alunos participarem nas categorias ‘Desenvolvimento Tecnológico’ e ‘Incentivo à Pesquisa’.

José Rafael da Silva, Franciele Maria da Silva e Maria Aparecida Nascimento de Souza são alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Francisco Gomes, da cidade de Santa Cecília. Os estudantes desenvolveram, com os professores Raimundo Sales de Oliveira e Adriel Silva dos Santos, de forma interdisciplinar, o envolvimento das disciplinas de biologia e língua portuguesa no projeto "Plantas que curam -  alternativa saudável no combate às enfermidades". O objetivo do projeto é despertar nos estudantes e na sociedade a prática de utilização das plantas medicinais como meio de cura das doenças que não requerem o uso de medicamentos químicos.

Os estudantes José Alisson e Artur Cândido, da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, do município de Picuí, participam pela terceira vez da Feira Ciência Jovem. O projeto que está sendo apresentado tem por título “Mão biônica: um estudo sobre próteses para deficiência física”, que consiste em um protótipo de prótese de uma mão elaborada na impressora 3D, que realiza movimentos autônomos através da programação em arduino, uma placa de programação livre, facilitando a realização de atividades rotineiras. O projeto foi coordenado pela professora de Robótica e Física Érika Suely.

Experiências

Para a aluna Maria Aparecida Souza, a feira é uma grande oportunidade de expandir seus conhecimentos e explorar também grandes projetos. “Muito feliz em poder estar aqui participando pela primeira vez dessa mega feira, onde estou tendo a oportunidade de passar meu conhecimento em relação ao projeto que estamos apresentando. É gratificante poder ver tantos projetos interessantes. Agradeço a todos pela rica oportunidade”, explica a aluna.

A estudante Franciele da Silva conta que está vivenciando, pela segunda vez, uma experiência incrível. “Participei desse evento no ano passado e simplesmente amei, muito interessante! Assim como no ano anterior estou fascinada e feliz em poder interagir com pessoas de todo país e até de fora”, ressaltou.

Para o professor Adriel Santos, ver sua escola ganhando destaque no evento é recompensador. “É uma imensa alegria poder representar, pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual Antônio Francisco Gomes em um evento tão grandioso como a Ciência Jovem. Nesse ano com um projeto voltado para categoria incentivo à pesquisa, mostrando o poder de cura das ervas medicinais para um público tão diversificado. O mais interessante de estar aqui é que, além da exposição do nosso trabalho, temos também a oportunidade de conhecer projetos de todos estados do país, inclusive internacionais”, disse.

O professor Raimundo Oliveira explica que "como professor de biologia, foi maravilhoso desenvolver com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Francisco Gomes o projeto com ervas medicinais, em que foram realizadas pesquisas com pessoas que fazem uso dessas plantas como instrumento de tratamento”.

O estudante Artur Cândido relata que "através da Ciência Jovem, pude obter uma maior motivação no conhecimento da robótica e estudar eletrônica, colaborando com disciplinas como física e biologia, como também me alegro em poder conhecer e fazer novas amizades e conhecer novos projetos relacionados à robótica".

Para a professora Érika Suely, a possibilidade de observar o protagonismo e entusiasmo dos estudantes, é gratificante. “É muito bom ver neles o desenvolvimento de habilidades na área da robótica", explica.

A feira – A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 25ª edição, são mais de 300 trabalhos, com equipes de todos os estados do país e também com projetos internacionais. A Feira é articulada com diversas feiras nacionais e internacionais como Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace-SP), Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-RS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Jovem) e Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil (Milset). O objetivo é estimular a elaboração de trabalhos científicos durante o ano letivo, incentivando assim o desejo pela realização da pesquisa científica e aumentando o ingresso de alunos em universidades públicas.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/estudantes-da-rede-estadual-apresentam-projetos-na-internacional-feira-de-ciencia-jovem