Estudantes da rede estadual brilham na Olimpíada Alagoana de Matemática

conquista

16.12.2019

Os estudantes da rede estadual de ensino voltaram a brilhar em competições voltadas à matemática. Uma semana após as 27 medalhas – sendo duas de ouro, uma de prata e 24 de bronze – conquistadas na edição 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP, alunos da rede estadual voltam a ser destaque, desta vez em duas competições locais: 13 estudantes conquistaram medalhas na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) e Olimpíada Alagoana de Matemáticas das Escolas Públicas (OAMEP), ambas realizadas pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-Ufal).

João ao lado de seu professor Erisvaldo e das diretoras Sandra e Edjane fotos Valdir Rocha 1

A lista com os alunos premiados está no site https://www.olimpiadaalagoanadematematica.com/

Direcionadas aos alunos do 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas municipais, estaduais, federais e privadas, as olimpíadas servem como estímulo ao estudo da matemática aos alunos do nível médio e fundamental e busca descobrir talentos latentes nesta área do conhecimento.

Medalhistas - Na OAM, foram três medalhas conquistadas. Os estudantes João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral e Jeann da Rocha Silva, da Escola Estadual Profa. Margarez Mª Santos Lacet, ambos de Maceió, repetiram o ouro da OBMEP respectivamente nos níveis 1 (6º e 7º anos) e 2 (8º e 9º anos). Já no nível 3, que abrange o ensino médio, bronze para a estudante Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios,  e que é bimedalhista de bronze da OBMEP (2018 e 2019).

 Rayssa Thyelle Da Silva Leite da Escola Estadual Fernandes Lima conquistou o bronze na OAMEP e OBMEP fotos Valdir Rocha 1

Já na OAMEP, dez medalhas – dois ouros e oito bronzes -  foram obtidas pelos alunos da rede estadual. No nível 1, que abrange 6º e 7º anos, bronze para as estudantes Gabriela Mendes Teles da Silva, da Escola Estadual Manoel De Araújo Dória e Karen Soares De Souza, da Escola Estadual Profª Rosalva Pereira Viana, ambas de Maceió e também medalhistas de bronze na OBMEP 2019.

No nível 2 da categoria, que compreende 8º e 9º anos, duas medalhas de ouro foram obtidas pelos estudantes do Colégio da Polícia Militar Tiradentes: Lívia Caroline Barbosa Almeida, da  Unidade Agreste e Artur dos Anjos Santos Rodrigues, da unidade Maceió. Ambos são bronze na edição 2019 da OBMEP.

Artur dos Anjos do Tiradentes Maceió ouro na Olimpíada Alagoana de Matemática das Escolas Públicas OAMEP foto Valdir Rocha 2

Ainda no nível 2, o bronze  para os  estudantes Arthur Couto De Moraes ( Tiradentes Maceió), Fhelipe Junio Santos Oliveira (Tiradentes Agreste/Arapiraca), Guilherme Silva De Santana (Tiradentes Agreste/Arapiraca), Danilo Rodrigues De Azevedo (Escola Estadual Prof. Rosalvo Lobo, Maceió), Cindhy Glauciele de Lima Rodrigues ( Escola Estadual Prof. José Da Silveira Camerino, Maceió) e Rayssa Thyelle Da Silva Leite ( Escola Estadual Fernandes Lima). Danilo, Cindhy e Rayssa também conquistaram bronze na edição 2019 da OBMEP.

Lívia Barbosa do Colégio Tiradentes Agreste ouro na OAMEP fotos Ana Paula Lins

Além disso, 13 Menções Honrosas também foram dadas aos estudantes da rede estadual.

Feito Histórico - Em2019, a rede estadual de Alagoas registrou seu melhor desempenho na história da OBMEP. Pela primeira vez, em quinze anos de história da Olimpíada, a rede estadual teve dois alunos seus conquistando medalhas de ouro em uma mesma edição – até então, as escolas estaduais só haviam conquistado um ouro em 2008 e outro em 2016. O resultado final da edição 2019 da OBMEP foi divulgado no início domês pelo site www.obmep.org.br e, ao todo, Alagoas obteve 89 medalhas e 610 Menções Honrosas na competição.

Gabriela Barbosa da Escola Almeida Cavalcanti bronze na OBMEP e OAM fotos Valdir Rocha

Das 89 medalhas alagoanas, 81 são da rede pública e 8 da particular – das quais, 78 bronzes, 7 pratas e4 ouros. Os quatro ouros alagoanos foram conquistados por estudantes de Maceió: João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral; Jeann da Rocha Silva, da Escola Estadual Margarez Lacet; JoãoRafael Silva de Azeredo; do Colégio Santa Úrsula e Matheus Homrich,do Colégio SEB.

 Cindhy Glauciele Rodrigues da Escola Estadual SilveiraCamerino conquistou o bronze ns OAMEP e OBMEP foto Valdir Rocha. 1

A premiação da OBMEP 2019 deve acontecer no segundo semestre de 2020.