Piaui
03.07.2025Com ideias criativas e um olhar atento sobre o uso dos recursos públicos, 14 estudantes e 11 escolas da rede estadual foram premiados na edição 2025 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (2), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), em Teresina.
Foram mais de 6 mil estudantes inscritos na categoria Redação e mais de 100 escolas participantes com projetos pedagógicos voltados à temática fiscal. A premiação celebra o protagonismo de jovens que, por meio da educação, estão compreendendo seu papel como agentes de transformação social.
Da sala de aula para a prática de cidadania
Professores e estudantes criaram campanhas com linguagem acessível e forte conexão com o cotidiano das comunidades onde vivem.
Entre os estudantes com nota máxima, Maria Eduarda Macedo Ferreira, estudante do Premen Norte, de Teresina, conquistou o 1º lugar na categoria Redação com tema “Educação Fiscal: uma questão de cidadania”.
“A gente costuma pensar que esse tema é muito distante da nossa realidade, mas descobri que está mais próximo do que imaginamos. Mergulhar nesse assunto me fez perceber o quanto é importante entendermos de onde vem os recursos que sustentam a educação e os serviços públicos”, relatou Maria Eduarda.
Completaram o pódio: 2º Stefany Victória Soares, do CETI João Ferry (Agricolândia); e em 3º Eloane de Sousa, do CETI Cipriano Vieira de Sá (Pajeú do Piauí), todas com Troféu Prêmio Estadual de Educação Fiscal.
Ao todo, 14 estudantes e professores orientadores foram premiados com 1 smartphone, cada.
Projetos escolares premiados mostram o impacto da educação fiscal no cotidiano
Na categoria voltada para projetos pedagógicos escolares, 11 escolas se destacaram com ações que envolveram a comunidade escolar, articularam diferentes componentes curriculares e aproximaram os alunos dos debates sobre tributos, transparência e desenvolvimento social.
1º lugar: CETI Mário Raulino – Altos. Projeto: "Vozes que Ecoam: Educação Fiscal para um Novo Amanhã".
2º lugar: CETI Liceu Parnaibano – Parnaíba. Projeto: "Patrimônio em Foco: um compromisso da juventude".
3º lugar: CETI EFA São Pedro – São Pedro do Piauí. Projeto: " Sementes do Saber: O papel do agricultor no desenvolvimento local e fortalecimento da economia através das quebradeiras de coco babaçu de São Pedro do Piauí".
As 3 primeiras escolas premiadas foram contempladas com kits pedagógicos (Computador e Smartphones), além dos certificados e premiações individuais para os estudantes.
Governo do Estado reforça apoio à formação cidadã nas escolas
Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, a premiação é um incentivo ao fortalecimento da cidadania e da consciência fiscal dos estudantes e está alinhada à missão do governo de promover educação de forma integral. “Ao compreenderem a importância dos tributos e o papel que eles desempenham no financiamento de políticas públicas, os alunos passam a valorizar ainda mais o investimento que está sendo feito em sua formação. É graças aos impostos pagos pela sociedade,inclusive pelos pais desses jovens, que conseguimos ampliar os investimentos em uma educação pública de qualidade, integral e transformadora,” destaca o Secretário.
"Essa é uma política de Estado que reforça o papel dos tributos na vida das pessoas e aproxima os jovens da função social da arrecadação”, destacou o Secretário da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI), a Secretaria da Educação (Seduc-PI), a Receita Federal, e o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/PI). A proposta é fortalecer uma cultura de cidadania fiscal no ambiente escolar e formar multiplicadores de boas práticas no uso dos recursos públicos.
Prêmio Educação Fiscal
O Prêmio Estadual de Educação Fiscal é um Concurso de Projetos que visa despertar essa consciência fiscal na comunidade escolar da rede pública estadual de ensino, abrangendo as etapas da Educação Básica e amplia o protagonismo estudantil em torno de temas como responsabilidade social.