Estudantes da rede estadual representam Alagoas no Brasileiro Escolar de Natação

Alagoas

20.03.2019

Texto de Ana Paula Lins

Estudantes da rede pública estadual representarão Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, que acontece no Rio de Janeiro de 21 a 24 de março. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), contará com a presença de 18 atletas alagoanos – destes, 15 são da rede estadual, mais precisamente de escolas do Cepa e da Escola Estadual Sebastião da Hora, do bairro da Pitanguinha.

Os atletas foram selecionados a partir de um torneio promovido pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC). A Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, competirá com a equipe masculina com os estudantes Lucas Tarsis, Erick Nunes, Marcelo Nascimento e Pedro Gustavo de Araújo enquanto a Escola Estadual José da Silveira Camerino, também do Cepa, leva equipe feminina composta pelas alunas Débora Eduarda Oliveira, Rita de Cássia Américo e as irmãs Willyane e Jayane Xavier.

Além das equipes que competirão como escola, os estudantes da rede estadual também estarão no selecionado alagoano. Cauã Inácio dos Santos (Escola Estadual D. Pedro II), Luís Gustavo Brechó (Escola Estadual Silveira Camerino), Williames Adjalan (Escola Estadual Silveira Camerino), Abraão Joaquim da Silva (Escola Estadual Princesa Isabel), Arthur Charles Medeiros (Escola Estadual Sebastião da Hora) compõem a seleção masculina, enquanto Karine Vanessa Martins e Estefany Santos (ambas da Escola Estadual Moreira e Silva) estão na seleção feminina. Completam o selecionado Maria Júlia Soares Costa (Colégio Imaculada Penedo), Letícia Alves (Colégio Santíssimo Senhor, Maceió) e Jonatas Santos (Escola Douglas Apratto).

Alto nível - Henrique Vilela, diretor do Centro de Desporto e Recreação Cleonice de Barros, no Cepa, destaca a importância da participação dos alunos do complexo educacional no campeonato. “O Cepa é um dos principais celeiros de jovens talentos da natação alagoana e participar desta competição é o reconhecimento do talento e poder de superação destes jovens e seus treinadores. Lá no Rio, representarão a natação e a rede estadual alagoana com muito orgulho e comprometimento, tendo a chance de competir com os melhores do país", frisa.

Já o presidente da Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal), Henrique Costa, chama atenção para o alto nível da competição. “Alagoas terá uma representatividade muito boa nesta competição. Nossos alunos terão a chance de vislumbrar novos horizontes em um campeonato de grande nível técnico, de onde sairão classificados para o sul-americano estudantil”, avalia.

Evolução - Os estudantes não escondem a alegria pela participação no evento. “É uma honra representar meu estado e minha escola”, afirma Willyane Xavier, da Escola Silveira Camerino. “É uma sensação muito boa, pois treinamos bastante para conseguir essa classificação”, complementa Estephany Santos, do Moreira e Silva.

Abraão Joaquim, da Escola Princesa Isabel e Karine Vanessa Martins, do Moreira e Silva, agradecem aos professores de natação do Cepa pela conquista. “Graças ao incentivo de nossos treinadores e nossa dedicação, evoluímos muito”, diz Abraão. “Este resultado é uma extensão do trabalho de nossos professores, o qual nos permite crescer individualmente e como equipe”, destaca Karine.

Lucas Tarsis, do Moreira e Silva, diz que o Campeonato será uma experiência enriquecedora. “Vamos conhecer a natação de outros estados e também buscaremos melhorar nossos tempos”, resume.