Estudantes da rede estadual do Pará participam da 1ª Mostra de Matemática da Escola Rodrigues Pinagés

Pará

01.11.2023

A matemática é a disciplina escolar que certamente causa um turbilhão de sensações nos alunos, mas para estimular o interesse deles com a matéria, a Escola Estadual Rodrigues Pinagés, em Belém, realizou a 1a Mostra de Matemática, na quarta-feira (1). A programação reuniu mais de 100 alunos na unidade, que fica no bairro da Pedreira.

As turmas do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, bem como do 1°e 2° do Ensino Médio, apresentaram trabalhos com variados temas, como jogos, curiosidades e histórias de matemáticos. “O nosso projeto falou mais sobre os matemáticos mesmo. Pudemos contar um pouco da história da matemática. Tipo, a gente escolheu um matemático e fala sobre ele, como foi a vida dele, qual foi a importância dele na matemática. A matéria é muito fundamental na nossa vida, nós precisamos dela para muitas coisas”, disse a estudante Rebeca Souza, que participou das atividades.

A aluna Ilana Melo também foi uma das estudantes que participou da programação na manhã de hoje. “Eu sempre gostei dessa área, mesmo que ela seja complicada, a matemática sempre foi muito presente na minha vida, desde que eu era muito pequena. Sempre tive muito interesse em aprender coisas que eu tenha dificuldade. A minha professora de matemática, sempre foi muito paciente e consegui aprender muitas coisas com ela, ela é incrível”, contou a aluna. 

Os professores Fernando Cardoso, Cristiane Carvalho, Oro Gabay e Sérvulo Silva estiveram à frente do projeto, com objetivo de fazerem com que os estudantes tivessem outro olhar para a matemática.

“Nós pensamos em diversificar a matemática, ou seja, mostrar o lado prazeroso da matemática. Os alunos tem certa aversão à disciplina e agora puderam ver as ideias de Pitágoras e Newton, falaram da história da matemática, bem como apresentaram diversos jogos de matemática. O mais importante disso foi que todos os alunos se interessaram pelo projeto e pretendemos seguir a cada ano”, disse 

A Mostra faz parte também das atividades de preparação dos alunos para o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que será aplicado na escola. “Resolvemos montar esse projeto com os professores de matemática para motivar os alunos. Então, o projeto serve também para que eles consigam enxergar a matemática de uma forma mais concreta e prática no dia a dia deles. E as ações da Seduc, como as formações para os exames nacionais, foram um amparo ótimo para que os professores pensassem de uma forma diferente de ensinar aqui na escola”, finaliza Glaucio Figueiredo, diretor.

 

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc