Estudantes da rede estadual do Pará participam de torneio de futebol de robôs

Pará

28.06.2023

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Dilma Catete, no bairro do Coqueiro,  em Belém, participaram do primeiro torneio de futebol de robôs promovido pelo Clube de Robótica da unidade nesta quarta-feira (28). Durante a competição, os alunos apresentaram os equipamentos criados nas aulas e que são controlados por meio de aplicativo no celular.

''Com esse projeto, o aluno vislumbra a importância dos materiais que não contaminam o meio ambiente, já que utilizamos o papel, por exemplo, em nossos projetos. Com a robótica educacional também aliamos o conteúdo a outras disciplinas como matemática, física e química e até mesmo as artes. Então, a partir daí, o aluno consegue aliar a robótica educacional em seu desenvolvimento, sendo que alguns alunos até já conseguem vislumbrar algumas profissões dentro da robótica'', ressaltou o professor de matemática Wanderson Alves Monteiro, coordenador do Clube de Robótica da unidade. 

De acordo com o professor,  a competição foi uma oportunidade para os estudantes demonstrarem habilidades técnicas e criativas, aplicando conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (Steam). 

Os robôs foram construídos pelos estudantes durante meses de trabalho no Clube de Robótica, onde foram confeccionados protótipos autônomos capazes de participar de um jogo de futebol emocionante, e que são controlados por meio de um aplicativo no celular dos estudantes. ''É uma satisfação muito grande participar do projeto porque os professores ajudaram muito a gente a aprender realmente sobre robótica e tecnologia, foi uma coisa muito boa que ajudou a todos os alunos participantes. Tenho certeza que esse projeto vai abrir muitas portas para todos. Espero que o projeto continue para dar oportunidade para estudantes de outras séries também'', ressaltou Sophia Vieira, de 15 anos, aluna do segundo ano do Ensino Médio da escola.

Para o estudante Ilson Pantoja, do primeiro ano do Ensino Médio, a atividade foi muito proveitosa, já que ele conseguiu desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. ''Esperei muito por esse momento. Desde o primeiro dia que o professor falou que teria o campeonato, me esforcei bastante para construir o robô para competirmos, infelizmente tivemos alguns contratempos, mas isso faz parte do processo de criação. O importante foi ver que ele funciona e que podemos participar da competição'', disse o estudante ,de 17 anos. 

A atividade pedagógica foi importante na medida em que os estudantes conseguiram aplicar conceitos teóricos em eletrônica, programação e mecânica, colocando habilidades à prova na construção dos equipamentos. 

''O projeto de robótica veio somar no nosso fazer pedagógico. Há muito que já idealizamos esse projeto e com o engajamento de vários professores da unidade, nós tivemos a oportunidade de colocar em prática todas essas atividades que estavam no papel e que hoje estão acontecendo. O envolvimento dos alunos e dos professores tem sido muito importante e significativo, além de estar dando um resultado enorme com relação ao aprendizado dos nossos alunos'', disse a diretora da escola, Márcia Penafort.