Estudantes da rede estadual do Pará são finalistas do Prêmio Liga Steam 2023

Pará

24.11.2023

Estudantes da Escola Estadual Professora Maria Luiza da Costa Rego, no bairro do Benguí, em Belém, estão entre os finalistas do Prêmio Liga Steam 2023, que selecionou 30 projetos de todo o Brasil que envolvem ciência e tecnologia em escolas públicas. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar as trocas de ideias, dentro da abordagem Steam em sala de aula, bem como, o engajamento de estudantes e professores em suas comunidades escolares. A lista dos projetos finalistas foi divulgada nesta quinta-feira (23), no site da Liga.

O projeto dos estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola estadual, intitulado ''Reaproveitamento do lixo produzido na escola de forma sustentável'', é coordenado pelo professor de Química, José Nazareno Rosas da Silva, que está entre os 50 docentes selecionados na Comunidade de Educadores Liga Steam 2023. 

''Pensamos em construir um protótipo com materiais recicláveis e biodegradáveis para conscientizar as pessoas a construírem algo parecido ou até melhor, porque até mesmo com o lixo podemos fazer coisas interessantes e divertidas'', disse o estudante Denison de Oliveira Ferreira, que apresentou um dos protótipos do projeto. 

''A gente usou e pensou numa forma divertida de usar uma pista de corrida. Então, ao invés de jogar coisas foras que não usamos e poluir o meio ambiente, pensamos em fazer brinquedos sustentáveis, divertidos, e levar para os ribeirinhos. Mas além disso, também vamos ensiná-los a montá-los como antigamente, onde as mães faziam os próprios brinquedos delas'', completou a estudante Naydine Monteiro da Silva, que criou outro protótipo. 

O Steam é uma abordagem educacional que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e é muito difundida em vários países. A abordagem desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia.

''Depois de muitos desafios e meses de dedicação, estou muito feliz pelo nosso projeto ser selecionado entre os finalistas do Prêmio da Liga Steam de 2023, nesse trabalho que realizei junto ao meus alunos do terceiro ano do ensino médio, na Escola Maria Luiza da Costa Rego. Agora é esperar até o dia 8 de dezembro, onde irei até Belo Horizonte, e espero que o nosso projeto esteja entre os três primeiros colocados'', disse o professor. 

A premiação da Liga Steam será realizada no dia 08 de dezembro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O projeto vencedor garante a instalação de um Laboratório de Robótica Lego na escola, já o segundo lugar receberá R$ 10 mil, que serão revertidos em benfeitorias da escola, o terceiro lugar receberá R$ 5 mil, também para investir em benfeitorias na unidade. 

Realizada há mais de 30 anos, em 2023 a iniciativa faz parte da Aliança Social entre as Fundações, contribuindo para ampliar a sua abrangência para toda a Educação Básica. A coordenação geral da competição é realizada pela Tríade Educacional, que reúne alguns dos principais especialistas em Steam do Brasil.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc