Estudantes da rede estadual do Pará se destacam na produção de trabalhos sobre a diversidade cultural amazônica

Pará

27.11.2023

Estudantes e professores da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, localizada no bairro do Marco, em Belém, participaram da culminância do projeto "Sociabilidade, Memória e Identidade: A feira popular como espaço de aprendizagem - Feira do Ver o Peso", realizado nesta sexta-feira (24). Na oportunidade, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar as aprendizagens necessárias para alinhar teoria e prática sobre conhecimentos como a ampliação conceitual sobre sociedade, história, memória, patrimônio, cultura e cidadania. 

"A comunidade Albanízia celebra o ápice do Projeto Integrador de Ensino (PIE) das turmas do Novo Ensino Médio, com a proposta que nossos alunos apresentem o respeito à diversidade cultural amazônica por meio do estudo do complexo do Ver-o-Peso", destacou o diretor Theo Queiroz. Ainda de acordo com o diretor, "é gratificante  perceber o empenho dos alunos e a revelação dos seus talentos na produção dos trabalhos". Theo reforça ainda a importância dos professores neste processo. "Os professores foram fundamentais na condução deste processo, inclusive conduzindo os nossos alunos ao complexo do Ver-o-Peso para pesquisas e registros fotográficos. O resultado foi incrível e nossa comunidade está de parabéns!". 

A estudante do ensino médio Déborah Lorrany comentou a temática do projeto em que participou. "Falamos sobre o relógio inglês e os casarões portugueses. E, o nosso projeto foi desenvolvido justamente para isso, trazer essa valorização dos patrimônios da nossa tão amada Belém do Pará". Déborah explicou que "o relógio inglês é um monumento único da capital paraense e construir ele do zero foi um árduo trabalho". "Se fosse para resumir o processo todo em uma única palavra, com certeza resumiria em companheirismo da turma, da coordenação, dos professores em levar esse conhecimento a todos da escola", disse ela.

O estudante João Henrique destacou a importância dos projetos para os alunos e para a comunidade acadêmica, para ele, "é uma forma de levar o conhecimento, a experiência, as ideias, os bate-papos para todos que integram a comunidade escolar".

Referência - A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima se destacou no Enem 2022, quando cerca de 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação.

 


Texto: Igor Lopes, estagiário sob a supervisão de Bruno Magno (Ascom Seduc)