Estudantes da Rede Estadual já podem se inscrever no Sisu 2022

Alagoas

18.02.2022

Os estudantes da Rede Pública Estadual que concluíram o ensino médio em 2021, e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior de Alagoas e de todo o Brasil. O processo de inscrição é realizado online, através do site sisu.mec.gov.br até o dia 18 de fevereiro, com resultado da chamada regular previsto para o dia 22 do mesmo mês.

Em algumas unidades de ensino da rede estadual é oferecida assistência para os estudantes no ato das inscrições, tanto para o Enem, quanto para o Sisu. Ambas as seleções têm cadastramento realizado de forma virtual, no portal do Ministério da Educação (MEC), o que pode ser uma dificuldade para os alunos em situação de vulnerabilidade social, que não possuem acesso à internet em casa. Por isso, algumas escolas cedem seus laboratórios de informática, e dão auxílio para que seus estudantes consigam fazer as inscrições e o acompanhamento do processo.

Essa prática acontece na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, localizada no município de Teotônio Vilela, onde todos os anos, a direção disponibiliza os computadores da escola para os alunos realizarem suas inscrições. “A escola sempre dá essa ajuda. Assim que as inscrições começam nós fazemos a divulgação do prazo, para que os alunos que precisarem de um suporte venham até a escola, para que possamos dar essa assistência. Temos dez computadores em nossa biblioteca e eles sempre ficam disponíveis para essa finalidade,” contou o gestor da unidade, Eliano da Rocha.

Em Alagoas, o Sisu é a porta de entrada para diversas universidades, somente nas entidades públicas são mais de 5 mil vagas destinadas para 149 opções de cursos distribuídos entre os campi da Ufal, Uneal, Ifal e Uncisal por todo o Estado.

Mobilização da Rede Estadual

Em 2021, mais de 69 mil alagoanos realizaram a última edição do Enem, após uma grande mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a recuperação da aprendizagem e preparação dos estudantes para o exame. Dentre as ações das escolas estaduais, se destacaram os aulões temáticos, gincanas, simulados, roda de conversa com universitários e roteiro de estudos personalizados para o Enem, assim como recursos digitais oferecidos pela Seduc por meio do portal Escola Web. Além de ações pedagógicas, a Secretaria também instituiu o programa Cartão Escola 10, que oferece bolsas como incentivos para combate à evasão escolar e prêmio de conclusão dos estudos.

“Com o Cartão Escola 10, os nossos alunos que finalizam o terceiro ano do ensino médio, ganham uma bolsa de R$ 2 mil para usar como quiserem. Inclusive, para muitos deles, esse dinheiro é a oportunidade para investir numa preparação para o ingresso no ensino superior. Com o empenho do governador Renan Filho, seguiremos beneficiando mais de cem mil jovens neste ano letivo de 2022”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Demais processos

Outras seleções para ingresso no ensino superior também são oferecidas pelo Ministério da Educação. O Prouni (Programa Universidade para Todos) promove o acesso às universidades privadas para estudantes de baixa renda, através de bolsas de estudos parciais ou integrais. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), é um programa destinado a financiar a graduação dos estudantes matriculados em instituições privadas. Para mais informações sobre os programas e suas seleções acesse www.gov.br/mec.