Estudantes da rede estadual mostram preparação e entusiasmo para a prova do Enem

Tocantins

18.01.2021

O primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 17. Estudantes do Tocantins, que participam da edição de 2020 do Enem, contaram que estão animados com as conquistas após a realização das provas, já que o Exame é porta de entrada para o ensino superior. 

Para Luna Neves, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade II, neste ano a preparação para o Enem foi diferente, porém eficaz.

"Consegui conciliar o ensino remoto com os estudos para o Enem, meus professores sempre uniam os conteúdos de sala de aula, com o que possivelmente cairia na prova. Além disso, assisti a vídeo-aulas e os professores sempre me ajudaram, assim como o TO de Casa NO ENEM, da Seduc', frisou. 

Larissa Oliveira, do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, chegou antes da abertura dos portões para não perder tempo e poder se dedicar a prova.  

"Estou ansiosa pelo que virá depois da prova, pois me preparei com ajuda dos professores, vendo vídeo-aulas e agora é hora de me dedicar. O Enem é uma oportunidade importante para todo estudante", pontuou.

Outra estudante entusiasmada com o Enem é Amanda Kelly Rodrigues, 2ª série, da Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz.

"Me preparei assistindo aulas on-line, confesso que com saudade dos professores ao meu lado, mas sei que foi o necessário. Recebi ajuda dos professores à distância, com auxílio nas atividades e acredito estar pronta", pontuou.

No Tocantins, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 59.234 se inscreveram para realizar as provas, sendo 58.266 no formato tradicional (impresso) e 968 no formato digital.

Provas

As provas do Enem ocorrem hoje, 17, e no próximo domingo, 24 de janeiro de 2021. Já as do Enem Digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, sendo que os dois formatos seguirão o mesmo formato no que se refere à distribuição das provas: 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação; 2º domingo: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. 

Preparatório

No Tocantins, o programa #TOnoEnem, que trouxe para esta edição do Enem a campanha ‘TO de casa NO ENEM’, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e é direcionada aos estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino e para a comunidade em geral.

O #TOnoEnem ofereceu aos estudantes diversas ferramentas de estudo, como: videoaulas transmitidas pela internet e pela TV Assembleia, material didático impresso e digital, aplicação de simulados, plantão tira-dúvidas, lives com professores, webinar - Construindo Minha História.
 
Desde o ano passado, quando iniciaram as atividades preparatórias para a prova do Enem, foram disponibilizadas 102 videoaulas, sendo que 23 foram lives com tira dúvidas, realizadas e disponibilizadas no canal da Seduc, no YouTube. Todo esse material já recebeu mais de 100 mil visualizações.