Estudantes da rede estadual participam das eleições para líderes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs)

Bahia

21.06.2021

Em continuidade ao processo eletivo dos estudantes da rede estadual de ensino, nesta segunda-feira (21), foram iniciadas as eleições para a escolha dos líderes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), que seguem até o dia 25 de junho. A atividade está mobilizando toda a comunidade escolar através de votações on-line.

Durante o processo, o estudante Lucas Maciel dos Santos, 20, que é cego e cursa o 4º ano técnico de nível médio em Administração no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, mostrou superação e engajamento. Ele foi eleito líder da sua turma do CETEP, do município e, também, está concorrendo como líder do Núcleo de Senhor do Bonfim (NTE 25). Além de líder, o jovem é monitor de Português do programa Mais Estudo.

“Sempre tive o foco de incentivar a liderança nos colegas e, desde 2018, que venho tentando fundar o Grêmio Estudantil no CETEP. Estou muito feliz com os resultados das eleições, pois sinto a confiança que os colegas depositaram em mim. Como líder, pretendo fazer essa articulação para implantar o grêmio no CETEP e em outros colégios”, afirmou o jovem, que perdeu a visão aos 11 anos de idade e já foi líder de classe por cinco vezes e coordenador líder por três vezes.

A eleições estudantis começaram no dia 10 de maio com a escolha dos representantes de classe, passando também pelas etapas escolar e municipal. O processo faz parte das novas ações da SEC para incentivar o protagonismo estudantil na gestão democrática da educação na escola, no município e no Território de Identidade.