Alagoas
09.10.2025O Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, foi palco nessa quarta-feira (8) de um grande encontro entre ciência, tecnologia e juventude. Estudantes do ensino médio participaram do evento “Matemática e suas Aplicações: Carreiras Exatas 2025”, que reuniu universidades e empresas estratégicas e apresentou aos jovens as múltiplas possibilidades que a matemática oferece para o futuro profissional.
Durante todo o dia, os participantes puderam acompanhar palestras, mesas-redondas e bate-papos com representantes de instituições de prestígio nacional, como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Insper (SP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Palato Supermercados, entre outras.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi parceira da iniciativa e, na ocasião, foi representada pelo superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa Martins, que destacou a importância estratégica da matemática para o desenvolvimento do estado e para a formação de novas gerações de profissionais qualificados.
“A matemática é algo fundamental, inclusive estratégico, para o desenvolvimento. Então, tratar de matemática é tratar do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Ricardo. Para ele, o evento é uma oportunidade de aproximar os estudantes da disciplina, mostrando que a matemática vai muito além da sala de aula.
“Matemática enquanto perspectiva de profissão não é só dar aula ou ser pesquisador, mas também atuar em grandes empresas do mercado alagoano, brasileiro e mundial. A perspectiva de trazer essas empresas aqui para dialogar com estudantes do ensino médio é mostrar uma série de oportunidades para inclusão ou inserção da matemática na vida de cada um”, observou.
Ricardo reforçou ainda a importância de se desconstruir a ideia de que a matemática é inacessível. “É ruim pensar que a matemática é uma disciplina que não inclui ou não traz perspectiva de profissão. É preciso combater isso. Por isso, o Governo Federal instituiu um pacto nacional, o Compromisso Toda Matemática, e a Seduc abraça esse pacto. Participar de eventos como este celebra este pacto e mostrar que a percepção da matemática é maior do que se pensa” finalizou Ricardo.
Jovens inspirados e novas perspectivas
Entre os participantes, o entusiasmo foi unânime. Pedro Vasconcelos Neves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, de Maceió, contou que o evento foi uma chance de se orientar melhor sobre o futuro acadêmico e profissional. “Vim para conhecer as faculdades e entender as oportunidades da carreira que quero seguir. A matemática pode abrir diversas portas no futuro”, contou o estudante, que já participou de olimpíadas e conquistou medalhas de prata e bronze, além de ser um dos intercambistas do Programa Daqui pra o Mundo.
Para Eduardo Gabriel Mendes, aluno do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, o encontro serviu para esclarecer caminhos dentro da área de exatas. “Quero entender bem o que quero ser, se vou seguir para a matemática, programação ou bacharelado. Esses tipos de eventos ajudam bastante os estudantes a pensarem sobre o que querem ser”.
Já Guilherme Farias, também do Colégio Tiradentes, destacou o interesse em ver como a matemática se conecta com outras áreas. “O que mais me interessou foi ver a aplicação dela na biologia, nos cálculos de programação e na obtenção de dados para grandes empresas”, pontuou.
Educação e inovação caminhando juntas
O professor Davi Lima, do Instituto de Matemática da Ufal, reforçou o impacto positivo da iniciativa ao aproximar o ensino médio das universidades e do mercado de trabalho.
“Esse é um evento extremamente importante, que mostra aos alunos do nosso estado as oportunidades que existem, tanto aqui em Alagoas como fora. Por exemplo, tivemos a presença do professor João Vicente, da Fapeal, que anunciou um programa próprio para retenção dos nossos talentos no estado”, destacou.
Segundo o professor, a proposta é mostrar aos jovens que é possível construir uma trajetória de sucesso sem precisar sair de Alagoas. “Nem sempre será necessário sair do estado para ter oportunidades. Esse tipo de evento mostra que há caminhos possíveis e promissores dentro do nosso próprio território”.
O evento também contou com a presença de alunos e professores do Novo Ensino Suplementar (NES), projeto de extensão da UFAL voltado para estudantes do ensino médio com interesse em Matemática e Ciências da Computação. O programa, gratuito, oferece formação de alto nível e bolsas de estudo que variam de R$100 a R$1.500, incentivando jovens talentos das áreas de exatas em todo o país. Atualmente, cerca de 70 estudantes alagoanos integram o programa.
Ana Flávia Oliveira e Yasmin Henrique / Ascom Seduc/ Foto: Alexandre Teixeira/ Ascom Seduc