Estudantes da rede estadual recebem identidade para as provas do Enem

Rio de Janeiro

02.11.2023

Às vésperas do Enem, os alunos da rede estadual de ensino estão se preparando para as provas com toda a documentação pronta para o grande dia. Nesta semana, os estudantes que tinham pendência em seus documentos receberam suas identidades nas unidades escolares através de uma ação do programa “Seeduc + Perto”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).

Por meio deste projeto, os estudantes puderam solicitar novos documentos ao Detran-RJ, como RG, fundamental para o Enem. A Fundação Leão XIII isentou os alunos do pagamento de taxas, enquanto a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda promoveu o encaminhamento deles para o programa “Jovem Aprendiz”.

A subsecretária de Gestão Administrativa da Seeduc, Erika Rangel, comemorou o resultado desta iniciativa, que beneficiou vários estudantes.

– Atitudes como essa fazem a diferença na vida das pessoas. O “Seeduc + Perto” é uma iniciativa de muito sucesso do governador Cláudio Castro. Educação é transformação e oportunidade, e queremos oportunizar tudo isso para que nossos alunos saiam mais realizados. É um ato de cidadania – comentou a subsecretária.

A entrega da documentação aconteceu nesta segunda-feira, dia 30, no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, e nesta terça-feira, dia 31, no Colégio Estadual Olavo Bilac, em São Cristóvão, e no Colégio Estadual José Leite Lopes - Oi Nave, também no Andaraí.

Miguel Veiga, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Chico Anysio, festejou a entrega do documento.

– Isso está sendo maravilhoso. Eu fiquei muito aliviado por ter tido essa facilidade para a retirada da minha identidade, antes do Enem, para que eu consiga fazer a prova. Eles vieram aqui na escola, fizemos tudo, com foto e identificação da digital. Em menos de duas semanas, vieram entregar o documento – contou Miguel.

Sara Vitória, 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola, também celebrou a possibilidade de fazer a documentação na própria unidade.

– Facilitou muito, porque eu tinha perdido a minha identidade. Não precisamos pagar nada. Eles vieram aqui no colégio e, após duas semanas, retornaram com meu documento pronto – relatou a estudante.

Ana Clara Fernandes, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Chico Anysio, também comemorou a ação do “Seeduc + Perto”.

– Me ajudou muito, porque eu teria que ir ao Detran, e eu moro um pouquinho longe. Com essa documentação, vou conseguir fazer o Enem direitinho, levar os documentos, tudo certinho. Gostei bastante do projeto, muito fácil e muito prático – concluiu Ana Clara.

Foto: Weslley Barbosa - Seeduc-RJ