Estudantes da rede estadual são destaques nos Jogos Escolares 2023

Amapá

08.11.2023

Com incentivo do Governo do Amapá, diversos estudantes da rede estadual estão competindo nos Jogos Escolares 2023, que está acontecendo em Brasília (DF). Os atletas do Amapá já conquistaram ao todo 27 medalhas na competição que segue até dia 9 de Novembro.

Um dos medalhistas foi o estudante Marcos Gabriel Silva, que cursa o 9° ano do Ensino Fundamental na escola Barão do Rio Branco. O jovem conquistou o ouro nos Jogos escolares competindo na modalidade Natação, na categoria 100m borboleta, e disse estar muito feliz com a conquista.

“Já participo dos Jogos escolares desde os meus 12 anos, nesse período vim adquirindo experiências e bons resultados para o meu estado. Hoje com 14 anos consegui conquistar a medalha de Ouro e ter mais um sonho realizado”, disse Marcos.

Já a estudante Anna Elizabeth Duarte, de 11 anos, participou pela primeira vez da competição e foi medalhista de prata na modalidade Taekwondo. Para a jovem essa conquista tem um grande significado.

“Foi muito boa, me diverti e aproveitei bastante, adquiri uma experiência incrível, e consegui trazer a medalha para o Amapá, e isso foi fruto de muita dedicação”, disse a estudante da Escola Antônio Messias.

Investimento

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), destinou para a delegação amapaense um investimento de R$ 300 mil reais, utilizados para aquisição de materiais utilizados pelos estudantes durante a competição e apoio logístico.

Jogos Escolares 2023

A competição nacional é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (Cbde), e conta com o apoio do o Ministério dos Esportes. Segundo os dados da Cbde essa já é a maior da história, com 6.714 participantes, do Amapá conta com uma delegação de 246 jovens atletas-estudantes, de 12 a 14 anos.

A abertura aconteceu no dia 27 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O campeonato é classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile.