Estudantes da rede estadual são medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências 2021

Alagoas

09.11.2021

Em tempos de pandemia, quando o conhecimento científico foi tão essencial, os alunos da rede estadual de ensino demonstraram a importância de dedicação nesta área. Na edição 2021 da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC), Alagoas conquistou um saldo de 15 medalhas, sendo 2 de ouro, 5 prata e 8 de bronze e 67 menções honrosas, somando 82 premiações.

Os medalhistas de ouro foram Adrian Dantas Dória e Mayara Lins, da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, em Teotônio Vilela, e da Escola Estadual Fernandes Lima, de Maceió, respectivamente. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) conquistou todas as medalhas de prata, sendo uma na unidade Maceió e quatro para a unidade Agreste, e também as medalhas de bronze com 2 em Maceió e seis no Agreste. 

Já as Menções Honrosas foram 59 para o CPM Agreste e duas para a unidade Maceió. A Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, também conquistou duas, enquanto as escolas estaduais Manoel de Matos, em Santana do Mundaú,  Pedro Joaquim de Jesus, Fernandes Lima e Alfredo Gaspar de Mendonça, tiveram uma cada.  

Trimedalhista 

Com três medalhas consecutivas na Olimpíada – bronze em 2019, prata em 2020 e ouro em 2021 -, Adrian Dória, aluno da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, comemora o feito e agradece ao apoio recebido da família, amigos e escola.  

“Fico muito feliz com essa terceira conquista, pois, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, consegui  montar um cronograma de estudos para o Enem e na ONC e isso ajudou bastante”,  avaliou. 

 Conquista em família

Mayara Lins, é bimedalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além de ser, juntamente com sua irmã Mariana, prata na edição 2021 da Mostra Brasileira de Foguetes. O resultado foi uma surpresa para a estudante, que confessa que não esperava o ouro. 

“Sinceramente, eu esperava uma medalha de bronze no máximo. Fiquei muito feliz quando vi o resultado. Pra mim a ciência é algo fundamental, graças aos avanços podemos compreender inúmeras coisas e melhorar nossa qualidade de vida”, celebra a garota.

Mariana Lins, irmã de Mayara, foi premiada com uma menção honrosa e conta como foi a sua preparação. “Eu pesquisei bastante, e o professor Geraldo fez aulas preparatórias, o que ajudou muito”. 

Geraldo Ferreira é o coordenador da olimpíada na escola, e ressalta os benefícios de estimular os alunos a participarem de olimpíadas. “Uma medalha olímpica pode abrir portas no meio universitário. O interesse pelas olimpíadas de conhecimento é cada vez maior. Antes, os professores chamavam os alunos para participar, hoje eles nos procuram. Para nós, professores, isso é muito bom, um estímulo”, concluiu.

Lista

Confira abaixo quem são os 15 medalhistas da rede estadual na ONC 2021:

Ouro 

Escola Estadual Fernandes Lima (Maceió) - Mayara Lins Dos Santos;

Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela) - Adrian Dantas Dória;

Prata

Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Maceió) - Lucas Mateus Rocha;

Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Agreste) - Lavínia dos Santos Lima, Geovana Emily Gonçalves, Maria Cláudia Lorena Barbosa e Cláudia Manoela Soares;

Bronze 

Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Maceió) - Ryan Pedro Barros e Nícolas Vasconcelos;

Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Agreste) - Arthur Henrique Santos, Katarina Alcântara da Costa, Cinthya Brunelly Ferreira, Adhelmo Henrique de Oliveira, Aline Vitória de Oliveira Silva e Thácila Kemelly Ferreira;