Estudantes da rede estadual são premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Bahia

21.12.2022

A rede estadual de ensino conquistou 99 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com a participação de estudantes de vários Territórios de Identidade. Deste total, são 14 medalhas de ouro, 33 de prata e 52 de bronze. A OBMEP é considerada a maior olimpíada de Matemática do mundo, dedicada a escolas públicas e privadas. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolve o Programa Bahia Olímpica, que tem como objetivo potencializar a participação de estudantes e professores nas olimpíadas nacionais e estaduais, em diversas áreas do conhecimento.

As provas da primeira fase foram realizadas no dia 7 de junho. Já as da segunda fase aconteceram no dia 8 de outubro. A data e o local da cerimônia de premiação ainda serão divulgadas. A lista de todos os estudantes premiados e demais informações sobre a OBMEP podem ser conferidas no endereço http://www.obmep.org.br/.

Esta é a segunda vez que o estudante Vitor Hugo de Souza, 18, que acabou de concluir o Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Santa Mariense, em Santa Maria da Vitória, conquista medalha de ouro na OBMEP. A primeira foi na edição de 2021. “Conquistar mais uma medalha aumentou a confiança que tenho em mim mesmo e no ensino. Além disso, ampliou ainda mais o meu interesse em aprender Matemática, que embora seja complexa, é fascinante. Essa premiação trará muitos benefícios, como ganhar uma bolsa de iniciação científica”, comemorou.

Quem também conquistou medalha de ouro na OBMEP pelo segundo ano consecutivo foi o estudante Pedro Henrique Ursino, 17, 2º ano, da Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Canápolis. “É ótimo ver meu esforço sendo reconhecido duas vezes na OBMEP. Matemática pode ser bastante interessante quando estudada por meio de problemas desafiadores e intrigantes. Creio que isso seja a maior contribuição que a OBMEP proporciona”, comentou.

Bahia Olímpica – Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas realizadas, com a conquista de 2.750 medalhas por alunos baianos. Em 2022, o Estado da Bahia está mobilizado em 30 olimpíadas, das quais participam mais de 1,2 milhão de estudantes baianos.