Estudantes da rede estadual são premiados nas olimpíadas alagoana de química e nacional de ciências

Alagoas

04.12.2023

Estudantes da rede estadual participaram da cerimônia de premiação das olimpíadas Alagoana de Química (OALQ) e Nacional de Ciências (ONC), que aconteceu no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, foram premiados estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió.

Pela rede estadual de ensino, estiveram presentes na premiação o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) – Unidade Capital e as escolas estaduais Eunice Lemos Campos, Geraldo Melo e Theonilo Gama, todas de Maceió.

 

Crescimento

De acordo com o coordenador das duas competições, professor Demetrius Morilla, do Ifal Campus Maceió, a participação e o desempenho da rede estadual melhoraram nos últimos anos.

“Na OALQ, o número de participantes da rede estadual cresceu cinco vezes quando comparado com a edição 2019, com destaque para presença cada vez maior das escolas do interior. Já na ONC, a olimpíada mais complexa do Brasil e que cresce exponencialmente a cada ano, tivemos 84 mil inscritos em Alagoas, com um aumento considerável de participantes da rede estadual”, informou Morilla.

 

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na cerimônia, a titular da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Anne Kelly Ferreira, e a Gestora de Rede da 13ª GEE, Edma Sotero, comemoraram o resultado.

 

“Parabenizo todos os medalhistas da OALQ e da ONC, em especial os da escola pública, cujo foco e dedicação fizeram com que a rede pública melhorasse seu desempenho nas duas olimpíadas”, observou Anne Kelly. “Fico muito feliz com o triunfo dos medalhistas e esse resultado também é consequência do engajamento de professores engajados e comprometidos”, complementou Edma.

 

Medalhistas

O CPM Maceió somou 13 medalhas nas duas olimpíadas. Uma delas é de Maria Ritta Cândido, ouro na ONC. “Estou muito feliz por essa medalha, eu me esforcei bastante para conquistá-la. Sou muito grata à minha família e ao Colégio pelo apoio e pelos conhecimentos que adquiri”, disse a aluna do 6º ano do ensino fundamental.

 

Já Amalia Cruz, da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, do Benedito Bentes, protagonizou a façanha de conquistar prata tanto na OALQ como na ONC. “Estas medalhas representam o meu esforço e também o empenho de nossos professores, em especial da nossa professora Raquel, que sempre nos motivou. Isso demonstra a qualidade da escola pública e o potencial de seus estudantes”, afirmou Amália.

 

 

Seu colega, Levi Nunes, medalhista de prata na OALQ, também destaca a importância da premiação e do apoio dos professores, lembrando ainda os benefícios que uma medalha em uma olimpíada de conhecimento pode trazer. “Estas medalhas abrem muitas portas no universo acadêmico e nos mostram um mundo cheio de oportunidades para nós alunos da rede pública”, pontuou.

 

Já Aslane Pinheiro, da Escola Estadual Theonilo Gama, do Jacintinho, foi medalhista de bronze na OALQ. Ela conta que a olimpíada a ajudou a se preparar melhor para o Enem. “É gratificante ganhar esta medalha. Tive todo o apoio dos meus professores e a prova fortaleceu minha preparação para o Enem. E o fato de sermos uma escola de ensino integral também foi importante neste processo”, avaliou a jovem.

 

 

Arapiraca

Uma segunda cerimônia da OALQ e da ONC está agendada para Arapiraca nesta segunda-feira (04). O evento será realizado no Colégio Tiradentes-Unidade Agreste a partir das 14h e, pela rede estadual, além do Tiradentes, serão premiadas as escolas estaduais Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia; Odete Bonfim, de Maribondo; Muniz Falcão, de Cacimbinhas; José Enoque de Barros, de Girau do Ponciano e Dorgival Gonçalves, de Campo Alegre.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc  Fotos: Ascom Seduc