Estudantes da rede estadual se destacam na maior competição profissional das Américas

Tocantins

05.08.2025

Estudantes da rede estadual estão se destacando na etapa estadual da Seletiva Nacional da WorldSkills 2025. São eles Jackson Aguiar Marinho, Mayra Alves Nunes, Pietra Lima Cabral Pedra, Ana Beatriz Barros Silva, Ana Clara Lopes Pereira, Hellen Cristyne Silva da Costa e Lívia Carvalho dos Santos. 

Esses estudantes estudam no curso técnico em Química, do Programa de Ensino Médio Técnico, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os estudantes estão se destacando em habilidades técnicas, atitude, disciplina e comprometimento.

A  WorldSkills é a maior competição internacional de educação profissional, reunindo jovens de diversos países para demonstrar suas competências técnicas em padrões de excelência e inovação.

“Todos os alunos aprovados na etapa estadual estão atualmente em fase intensiva de treinamentos. Essa experiência impulsiona os estudantes rumo ao mercado de trabalho com um diferencial competitivo notável. Durante esse período, cada estudante receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 830,00 mensais, como incentivo à dedicação exclusiva aos treinamentos e ao aprimoramento técnico em seu contraturno de aula”, explicou a professora Maria Francilene de Alencar Lima, coordenadora pedagógica da Unidade Operacional do Senai de Araguaína.

Desses estudantes, um deles, o que apresentar o melhor desempenho, conforme critérios técnicos, irá representar o Tocantins na etapa nacional da WorldSkills.

Essa competição do conhecimento é realizada em várias etapas. A prova online será realizada nos dias 25 e 29 de agosto, e as provas presenciais acontecerão em três estados, São Paulo, no período de 1 a 5 de setembro; em Minas Gerais, de 8 a 12 de setembro; e em Brasília, de 23 a 28 de setembro. E a fase internacional da WorldSrills será na cidade de Xangai, na China, em 2026.

Na expectativa

Os estudantes Jackson Aguiar, 16 anos, e Mayra Alves, 15 anos, conquistaram as maiores notas, eles tiveram um desempenho de 93,61%.  Eles são alunos do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Araguaína.

Jackson ressalta o que representa essa conquista. “É uma oportunidade grande participar dessa competição. Muitas portas podem se abrir para mim com o sucesso nessa competição e pode proporcionar uma grande mudança na vida”, frisou.

Mayra está se preparando para as próximas etapas da seletiva. “Alcançar um ótimo desempenho na WorldSkills é a prova de que o esforço, estudo e dedicação valeram a pena. É mais do que uma competição, é uma oportunidade de representar minha escola, e mostrar que a educação pública tem potencial. Essa jornada tem me feito crescer não só como estudante, mas também como pessoa e futura profissional. Sinto orgulho de fazer parte desse momento”, destacou.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins