Estudantes da Rede Pública vencem competição de tecnologia

Pernambuco

20.05.2019

As estudantes Júlia Lopes, Maria Eduarda, Cibele Benício e Iale Maria, da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, no Recife, venceram a etapa regional da Technovation realizada no último sábado (18), em Salvador, na Bahia.  As jovens apresentaram o aplicativo “Twogether”, criado por elas com o apoio do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que garantiu o primeiro lugar do Nordeste. A competição agora se encaminha para a fase semifinal, que consiste na avaliação de todo material enviado pelas participantes por uma banca examinadora formada por técnicos do evento.

A Technovation é uma competição mundial que visa engajar mulheres entre 10 e 18 anos para o mercado empreendedor de tecnologia da inovação. As pesquisas para o aplicativo começaram a partir dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foram escolhidos os temas “Igualdade de Gênero” e “Vidas debaixo d’água”. Após as escolhas dos temas, o grupo criou um formulário que foi aplicado com a comunidade e o maior engajamento foi em relação ao tema “Igualdade de Gênero”. Com base nisso, elas identificaram o desejo de algumas mães em dividir a fase gestacional com o pai da criança ou um familiar por um canal mais prático. Surgiu, então, o “Twogether”, que em português significa “juntos”.

O app pretende ser um facilitador de compartilhamento de informações gestacionais e funcionalidades sincronizadas entre a gestante e o(a) parceiro(a). No aplicativo é possível fazer acompanhamento gestacional, checklists e oferece ao usuário a possibilidade de integração com o parceiro (a) ou até mesmo acompanhante da gestante. Inicialmente, a solução foi concebida apenas para a competição, mas através de feedbacks recebidos, a equipe viu que existe um nicho de mercado amplo para transformar o aplicativo em um negócio.

“É uma sensação de dever cumprido”, declarou Maria Eduarda. “É a primeira vez que participamos de uma competição e não imaginávamos que venceríamos. Nosso objetivo é continuar propagando o aplicativo para que ele tenha um impacto diretamente na nossa comunidade”, concluiu.

Participando também da competição, as estudantes da ETE Cícero Dias/NAVE Recife, Maria Laura Brito Oliveira, Maria Julia Castro da Silva, Maria Eduarda Alexandre Pereira, Marcilene Gomes Santiago e Maria Poliana da Silva, que conquistaram a 2ª colocação com "As Maria Bonita". A unidade de ensino ainda participou com mais 2 grupos: O "Coladies", das estudantes Maryelem Rodrigues Silva, Dayanne Carolina e Silva Portela, Maria Eduarda Mendes Da Silva, Marcela Fernanda Siqueira Da Silva, Danielle Da Silva Santos e o "H.O.P.E", das estudantes Joana Pereira Moura da Silva e Letícia.