Estudantes da Redes Estadual recebem o Prêmio Naíde Teodósio em Estudos de Gêneros

Pernambuco

08.03.2024

Na tarde desta quinta-feira (7), foi realizada a cerimônia de premiação da 13ª edição do Prêmio Naíde Teodósio em Estudos de Gênero. Entre os ganhadores na modalidade redação, 20 são estudantes e três são professores da Rede Estadual de Ensino, oriundos de todas as regiões do Estado. Eles receberam certificados e um vale-notebook cada. O evento foi realizado no Teatro Santa Isabel e contou com a presença de centenas de pessoas.

O certame tem por objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade por meio de produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que buscam contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco.

“Esse é um prêmio extremamente significativo no âmbito da educação. Ele trouxe a materialização de como a rede estadual está comprometida com a discussão de gênero. Isso é extremamente significativo porque a gente precisa educar meninos e meninas para combater a violência de gênero e permitir entender qual é o espaço da mulher na nossa sociedade. E mostra como a gente está comprometido com a equidade de gênero e no combate à violência contra as mulheres”, disse a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva. 

A estudante Luandra Coutinho, da Escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, localizada no município de Nazaré da Mata, recebeu o prêmio pela redação que produziu sobre o papel da mulher na ciência. Com apenas 16 anos de idade, ela já sabe da importância do tema escolhido. Luandra ainda aproveitou o certame como forma de se preparar para os vestibulares e não escondeu a felicidade com a premiação.

“É um tema que por si só me cativou bastante. Porque a gente sabe que, no âmbito profissional, as mulheres não são valorizadas e dentro da ciência sabemos que é menos ainda. Então me aprofundei sobre o assunto e pude produzir uma redação premiada. Além de aprender sobre um tema muito importante, consegui praticar para as provas do ENEM e SSA. Ser premiada me deixou muito feliz e orgulhosa. É toda uma trajetória e, para mim, o percurso é melhor do que apenas o resultado”, frisou Luandra.

O Prêmio Naíde Teodósio é uma parceria entre as secretarias estaduais da Mulher; Educação e Esportes; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Planejamento, além da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (FACEPE).