Estudantes realizam Oficina de Extensão Acadêmica em Universidade

Mato Grosso do Sul

30.05.2023

A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) realizou Oficina de Extensão Acadêmica com os estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A oficina foi oferecida pela por meio das professoras dos cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição da UFMS, Priscila Aiko Hiane, Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Ângela Christina Conte Teodoro e Letícia Oliveira da Silva, no próprio Campus, na Unidade de Tecnologia de Alimentos – UNITAL/UFMS.

A Oficina ocorreu de modo híbrido e participaram estudantes da cidade de Campo Grande e do Interior do Estado de Mato Grosso do Sul, atendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), com o tema: “Oficina de processamento de alimentos (frutos nativos)”.

Os estudantes conheceram de modo prático os métodos de processamento, com base na química de alimentos, produziram um frozen yogurt e uma calda com frutos nativos, degustaram os produtos elaborados, e conheceram o bloco da Unidade de Tecnologia de Alimentos, as instalações do Laboratório de Processamento de Produtos de Origem Animal, Vegetal e Panificação, e do Laboratório de Processamento de Produtos de Origem Animal.

Acompanharam os estudantes do Centro, a coordenadora pedagógica do CEAM/AHS, Cynthia Oliveira Garcia e os professores do AEE em Biologia e Química, Rodrigo Borghezan e Ana Paula Floriano Santos.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, ressalta que "essa foi uma experiência ímpar para os estudantes superdotados, pois agrega conhecimento, aperfeiçoamento de procedimentos técnicos aliado às práticas de manutenção Químicas, Físicas de alimentos, pesquisas e relevantes contribuições para nossa sociedade”.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEAM/AHS