Mato Grosso do Sul
06.05.2025Estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), vinculados ao CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), brilharam na edição 2025 da MATIFIC, competição internacional de matemática, totalmente online.
A MATIFIC é realizada anualmente em diversos países e tem como objetivo apresentar os desafios da matemática de forma divertida e interativa para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, estimulando o gosto pelas ciências exatas desde cedo. A premiação é organizada em níveis, sendo Rubi o mais alto, seguido por Platina, Ouro, Prata e Bronze.
Ao todo, 20 estudantes do AEE (Atendimento Educacional Especializado) em Matemática do CEAM/AHS foram premiados por seu desempenho excepcional na olimpíada.
Desses, 14 conquistaram a cobiçada medalha de Rubi: Arthur de Almeida Rezende, Eduardo de Carvalho Guimarães, Eduardo Otávio Rodrigues Romero, Marina Silveira Weber, Miah Yassumoto Palacios, Miguel Crivelari Boiarenco, Miguel Silva de Oliveira, Murilo Anderson de Oliveira, Pedro Tadashi Bianco Ishikawa e Rafael dos Santos Rossetti Lima (Campo Grande); Davi Lucas Silva Farias, José Fabiano Moré e Lucas Enrique dos Santos Cavalcante (Dourados) e Felipe Elicker (Vista Alegre).
Receberam a medalha de Platina os estudantes Mathias Petinari Peres Carbonaro (Itaporã), Murillo Regenold dos Santos e Rodrigo Gonçalves Jacques dos Santos (Campo Grande). As medalhas de Prata foram conquistadas por Esther Nunes Pereira Silva (Campo Grande), Gustavo Rodrigues Falleiros (Dourados) e Antônio Maria Marçal Nunes da Costa (Campo Grande).
Os estudantes foram orientados pela professora Elke Penha Benites, do AEE Matemática, sob a coordenação pedagógica de Maria Eugênia Bordignon Nachif.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, celebrou o resultado e destacou a importância da participação na competição, “a participação dos estudantes na MATIFIC fomenta o interesse e a aprendizagem da matemática de forma lúdica e significativa.”
O CEAM/AHS é vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COESP), da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (SUDEB), e desempenha um papel fundamental no atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação em Mato Grosso do Sul.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM