Estudantes são vencedores do 1º Concurso “Eu e a Lei” da Rádio Câmara e do Plenarinho

Mato Grosso do Sul

31.08.2023

Estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) participaram do Primeiro Concurso “Eu e a Lei” da Rádio Câmara e do Plenarinho, de Brasília – Distrito F.

A iniciativa é uma parceria entre a Rádio Câmara, por meio do programa “15 minutos de Cidadania” e o Plenarinho, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil e tem o intuito de incentivar e valorizar a produção infantojuvenil de obras radiofônicas com temática relacionada às leis que regem o País e seu impacto na vida de crianças e adolescentes.

As obras foram inscritas em duas categorias, subdivididas por faixas etárias, sendo de 10 a 14 anos na categoria Programa Permanente e 15 a 18 anos incompletos na categoria Programa Avulso.

O estudante Rafael Vasconcelos Fernandes, de Campo Grande, orientado pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) é vencedor na categoria Programa Avulso, com o PodcAHSt "Eureca"

Já o estudante Felipe Alves Bruzarosco, do município de Dourados, ficou entre os dez melhores do país, com o PodcAHSt "Na Boca da Juventude” e a obra será veiculada para publicação.

Os estudantes vencedores receberão certificados, além de participar em outros programas da Rádio Câmara, da TV Câmara e do portal infantojuvenil Plenarinho. Eles foram orientados ­­­ pelos professores Alessandro Fonseca da Victória, do AEE (atendimento educacional especializado) de Linguagem e professor Henrique Mamede Abrão, do AEE de Geografia, sob coordenação da coordenadora pedagógica Cynthia Garcia Oliveira.

As veiculações das obras radiofônicas nas edições estavam previstas para os dias 7, 14 e 21 de agosto de 2023, no programa “15 Minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, comenta sobre a conquista, “o centro elaborou o projeto “PodcAHSt do CEAM/AHS” em 2020, com objetivo de oferecer um espaço de produção do conhecimento para os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação. Esse concurso corrobora com as pesquisas e projetos que o Centro desenvolve com os estudantes nos AEE´s de Geografia e Linguagem, em configuração interdisciplinar, propiciando o engajamento dos estudantes e o processo das práticas criativas por meio das produções radiofônicas”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEAM/AHS