Estudantes da região de Floriano comemoram aprovações no Sisu

Piaui

02.03.2023

O carnaval passou, mas as comemorações continuam pelo Brasil, agora com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023, liberados nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Educação. Em Floriano, distante 265 km de Teresina, estudantes da rede pública estadual se destacaram com aprovações nas primeiras colocações nas universidades que adotam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emerson dos Santos Silva foi aprovado em 1° lugar no curso de Direito (cotas) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano.  Ele fez o Ensino Médio na Unidade Escolar Dr. José Pinheiro Machado, município de Landri Sales, e também se preparou com ajuda das Salas de Aula On-line do Pré-Enem Seduc.

Emerson revela que seu pai, que trabalha como agricultor, sempre se esforçou para que ele pudesse estar todos os dias na escola e não faltar nenhum dia. “Estou muito feliz por esse resultado, já que é uma oportunidade para mim de conseguir uma vida melhor para a minha família. Além de ser uma forma de incentivar outras pessoas a irem atrás dos seus sonhos, de acreditarem que o estudo é uma arma potente. Agradeço a todos os meus professores, diretora, minha família e especialmente ao meu pai por essa conquista", declara.

Para a estudante de 17 anos, Graziela Santos Barros, o incentivo aos estudos por partes dos pais e escola não foi diferente. Filha de uma professora e um agricultor, a jovem sempre estudou em escolas da Rede Pública e concluiu o seu ensino médio na Unidade Escolar Mário Coelho Filho, localizada no município de São Francisco do Piauí.

Graziela alcançou o 1° lugar no curso de Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Floriano. “Me preparei para o Enem participando das revisões de Pré-Enem da Seduc, na escola e em casa pela internet. Os professores prestaram total apoio na orientação e tudo isso contribuiu para a minha aprovação”, conta ela.

Ana Lívia Borges, conquistou a 1° colocação no curso de Agronomia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Teresina. Filha de servidores rurais, Lívia também faz parte do time dos alunos aprovados que sempre estudaram na Rede Pública. A jovem se preparou acompanhando o Curajão da Vitória, as lives on-lines do Pré-Enem-Seduc, focou nos estudos em casa e na escola com o empenho de toda a equipe escolar. "Tive o apoio e dedicação de toda a gestão escolar, principalmente da minha professora de Língua Portuguesa, que nós ajudou e desenvolveu um trabalho maravilhoso em nosso aprendizado de Redação. A Aurenice Laura foi um alicerce e me deu total suporte para o meu resultado e dos meus colegas na redação,  e também a minha família  que sempre esteve me apoiando. Minhas sinceras gratificações a todos que fizeram parte dessa aprovação e em primeiro lugar a Deus", enfatiza ela.

A gerente da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), Glauce Barros, comemora junto com as escolas as aprovações dos alunos. “Obtivemos resultados importantes como os primeiros lugares na Uespi em Direito, Matemática e Pedagogia, além de uma gama de aprovações ocupando os melhores lugares. Desenvolvemos ações de revisões e um trabalho colaborativo em equipe, bem como destacamos as ações de revisão do Enem promovidas pelo Canal Educação como um elemento importante para esse resultado”, destaca a gerente.

A superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, explica que as ações do Pré-Enem Seduc têm servido como suporte de preparação para os estudantes, desencadeando as aprovações alcançadas. “Precisamos dizer que esse resultado do Sisu de 2023 é a colheita do esforço de toda uma rede de mais de 640 escolas e de um time que sempre apostou na Educação Pública de qualidade. A Secretaria de Estado da Educação possui o maior programa de inclusão universitária do país, que é o Pré-Enem Seduc. Esse programa apoia todo o desenvolvimento do trabalho que é realizado no dia a dia no chão da escola, fazendo o trabalho acontecer de fato para que nós consigamos alcançar o que estamos vendo hoje, que é a aprovação dos nossos estudantes e acelerar a escolaridade do povo piauiense. Foram muitas aprovações, muitas colocações em cursos de alta concorrência, o que nos deixa muito feliz e na certeza de que precisamos avançar e acelerar, para modernizar ainda mais o nosso estado”, completa.