Estudantes das regiões de Camacã e Irecê participam dos Jogos Escolares da Bahia

Bahia

10.06.2022

As escolas da rede estadual de ensino seguem com as etapas seletivas dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), através das quais os estudantes competem em diferentes modalidades esportivas. O projeto visa o fortalecimento da cultura corporal percebida nas práticas realizadas. Nesta quinta-feira (9), no Complexo Esportivo Professor Ito Dourado, localizado em Irecê, mais de 600 estudantes da região deram início à Etapa Territorial do JEB, que segue até o dia 15 de junho. Os jovens atletas jogaram partidas de handebol e futebol society.

Para a estudante Shaianny Victória Oliveira, que faz o curso técnico de nível médio em Serviços Jurídicos, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, e mora na cidade de Jussara, a realização do JEB é essencial. “A importância dos jogos escolares está no entretenimento e na aprendizagem. A convivência com os demais estudantes é fundamental para as competições e eu estou na expectativa de vencer”, disse, após jogar partidas de handebol.

Quem também está animado com a seletiva é o estudante Gabriel Barbosa, 17, 2º ano, do Colégio Modelo de Irecê, que também competiu na modalidade handebol. “Participar desta etapa do JEB está sendo muito importante, pois ficamos dois anos sem participar por conta da pandemia. Espero que a nossa escola seja campeã”, afirmou.

No Colégio Estadual Anísio Loureiro, localizado no distrito de São João da Panelinha, em Camacã, foi realizada a Etapa Polo de Camacã, que reuniu estudantes e profissionais de nove escolas estaduais dos municípios de Arataca, Jussari, São João do Paraíso, Camacã, Santa Luzia e Mascote. As modalidades competidas foram futsal, futebol, atletismo, tênis de mesa, baleado e xadrez. Além disso, foram realizadas oficinas de futmesa e voleibol. Nesta sexta (10), aconteceu a Etapa Polo de Ubaitaba. A Etapa Territorial será realizada de 5 a 7 de julho, em Itabuna, com os finalistas dos cinco Polos do Núcleo Territorial Litoral Sul (NTE 05).

A estudante Luara dos Santos, 2º ano, do Colégio Estadual Anísio Loureiro, conquistou o 1º lugar no atletismo. “Foi a realização de um sonho, pois sou atleta e treino todos os dias. Fiquei muito feliz em competir e conhecer colegas de outras cidades”, comentou. Já o estudante Bruno Brito, 3º ano jogou partidas de futsal e atletismo. “Participar dos jogos foi muito importante, pois pudemos interagir uns com os outros e colocar em prática o que aprendemos em sala e na prática esportiva”, destacou.